TEMA - UM SERVO EM TRANSFORMAÇÃO

Texto  base - Fm. 1.8-10


EXPOSIÇÃO DO TEXTO: a carta a Filemom é extremamente pequena, com apenas 25 versículos, mas muito rica em seu conteúdo. Paulo, ao escrever a Filemom, faz recomendações específicas em forma de apelo e investe mais da metade da carta relatando a respeito de um servo chamado Onésimo.

OBJETIVO: avaliar setores da vida que necessitam de transformação.

DISCUSSÃO

Em sua opinião, o que é ser uma pessoa útil?

INTRODUÇÃO

CONTEXTO

Onésimo era escravo de Filemom de Colossos, no entanto, por algum motivo, fugiu: “Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre (Filemom 1.15). Encontrou-se com Paulo em Roma e se converteu ao cristianismo. Mais tarde, Paulo o mandou de volta a Filemom, com uma carta de recomendação. O encontro de Onésimo com Paulo em Roma se tornou um divisor de águas em sua vida, pois Onésimo se encontrou com um Jesus libertador e transformador. Onésimo saiu de Colossos de uma maneira e voltou de outra, tanto que Paulo faz citações a seu respeito que talvez Filemom tenha duvidado de ser o mesmo homem que estava em seu convívio.

Vejamos duas grandes transformações na vida de Onésimo:

PRIMEIRA TRANSFORMAÇÃO – UM SERVO ÚTIL: “Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim”  - Vs.1.11

Paulo utiliza uma expressão um tanto forte a respeito de Onésimo, chamando-o de inútil, ou seja, uma pessoa infrutífera, sem valia, sem serventia alguma, mas agora, após o seu encontro com Jesus, se tornou um servo útil, frutífero e de muito valor para Paulo. Onésimo era um nome pessoal bastante comum para a época, no Grego seu nome significa “útil”. Com muita sabedoria, Paulo usa do próprio significado do nome de Onésimo para provar seu valor como pessoa. A Bíblia relata que aquele que faz apenas o que lhe é pedido é um servo inútil, pois não fez mais que seu dever - Lc. 17.10. Ser útil é mais que fazer o que precisa ser feito, é fazer aquilo que ninguém pediu para fazer.

Quais exemplos diários você poderia dar a respeito de fazer o que não foi pedido?

SEGUNDA TRANSFORMAÇÃO – IRMÃO AMADO: “Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão” - Vs.15-16

Considerando Onésimo um escravo fugitivo, Filemom certamente poderia estar furioso com ele, no entanto Paulo faz um apelo de recebê-lo espontaneamente e não forçado - Vs.14. Na lei de Moisés Deus humaniza o sistema de escravidão já utilizado da época, em que os donos faziam de seus escravos o que bem entendiam. No entanto a lei de Moisés colocava limites a seus donos, e, em casos de agressão, o dono deveria ser punido ou dar forro (liberdade) a seu escravo - Êx. 21.20-27. Já nos casos de hebreus, que se vendiam como escravos para pagarem suas dívidas, deveriam ser considerados como trabalhadores contratados ou residentes temporários, e seus contratos deveriam ser de, no máximo, seis anos, e não poderiam ser dispensados de mãos vazias - Dt. 15.12-13.

Mesmo Filemom tendo o respaldo da lei de Moisés para não recebê-lo de volta, Paulo o instrui a uma quebra de paradigma da época, para agora tê-lo não como escravo, mas como um irmão amado.

Quebras de paradigmas ditam a história da humanidade, e algumas, significativas, foram feitas por cristãos inconformados com o sistema, por exemplo:

Louis Braille, francês, cristão católico, cego por um acidente na infância, disse: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre os homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma”, dessa maneira foi criador do sistema de leitura para cegos conhecido como Braille.

Jean-Henri Dunant, suíço, cristão, de tanto ver seu pai cuidando dos órfãos, e sua mãe cuidando dos pobres e doentes, teve a experiência de presenciar o combate na Batalha de Solferino, em 1859. E, imediatamente, teve a iniciativa de organizar um serviço de primeiros socorros, em que resultou anos mais tarde na Cruz Vermelha.

Friedrich Froebel, alemão, cristão, um educador que dizia: “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”. Com essa ideia criou o jardim de infância, destinado aos menores de 8 anos.

CONCLUSÃO

Transformação em Cristo gera transformação de comportamento e atitudes. Onésimo foi transformado pelo Evangelho pregado por Paulo, que fez dele um servo útil e um irmão amado.

APLICAÇÃO: pare e pense em quais áreas da sua vida precisam passar por transformação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL