TEMA - SER CRISTÃO OU SER RELIGIOSO? – EIS A QUESTÃO

Texto base -   Gálatas 1.6-9

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há quem queira perverter o evangelho de Cristo...  Se alguém pregar evangelho que vá além do que já recebestes, seja anátema.”
 Nós que somos a igreja de Cristo corremos riscos constantes em nossa caminhada espiritual. Um desses riscos muitas vezes passa despercebido. É o risco de nos tornarmos religiosos, em vez de nos tornarmos cristãos autênticos.  O Rev. Augustus Nicodemus, em uma de suas pregações, falando sobre isso, colocou assim: “Você sabe que está virando um religioso quando você está mais preocupado com o arranjo de flores, o lugar do coral, a roupa do pastor do que com a pregação. Você sabe que está virando um religioso quando você leva mais tempo se preparando diante do espelho antes do culto, do que se preparando espiritualmente para oferecer a Deus seu culto. Você sabe que está virando um religioso quando você não consegue aturar os erros os outros, contudo é muito tolerante com os seus próprios, e os de seus familiares. Você sabe que está virando um religioso quando você participa de todas as atividades da igreja e não tem mais tempo para sua família e para estar a sós com Deus. Você sabe que está virando um religioso quando você é zeloso na entrega dos dízimos e das ofertas, mas trata mal seus empregados, não perdoa quem lhe ofende e não pratica a misericórdia para com os pobres. Você sabe que está virando um religioso quando sua vida cristã gira em torno de elementos da igreja que, embora legítimos, não são essenciais.
Eu corro esse risco, por exemplo, quando eu penso no meu púlpito, quando eu penso na minha pregação, quando eu penso no meu ministério pastoral, nos meus títulos, de reverendo, de doutor. Eu peço a Deus que me livre dessas coisas. Porque eu não posso girar minha vida cristã e meu ministério em torno disso.  Há pessoas que fazem sua vida cristã girar em torno do coral. Coral é uma coisa importante? É. Mas faz parte da essência do cristianismo? Não. Os primeiros cristãos não tinham um coral. O canto Coral surgiu depois, quando o cristianismo se tornou uma religião reconhecida e oficial do Império Romano. Graças a Deus que hoje nós podemos ter um coral, que bênção é. Muitas pessoas fazem da Escola Dominical tudo na vida. A Escola Dominical é importante? É. Mas é a essência do cristianismo? Não. Os primeiros cristãos não tinham escola dominical, eles se reuniam em casas. A Escola Dominical é uma invenção de 200 anos atrás nos Estados Unidos. É uma benção ter uma Escola Dominical bem estruturada, com bom conteúdo bíblico-teológico, que instrui e fortalece as convicções e a fé dos cristãos, e os equipa para servir a Deus. Tem pessoas que fazem sua vida cristã girar em torno das sociedades internas. As sociedades internas são importantes? São. Mas fazem parte da essência do cristianismo? Não. As sociedades internas existem somente na Igreja Presbiteriana do Brasil. A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos e as Igrejas Presbiterianas em outras partes do mundo não tem ou funcionam com sociedades internas. Essas igrejas atendem os idosos, as senhoras e os moços de outras maneiras.  Vocês entendem o que eu quero dizer? Às vezes nós focamos todas as nossas energias e forças nessas coisas, que são acessórias. Elas são boas, Deus nos deu para que nós edificássemos a igreja, mas, muitas vezes, a gente acaba focando nelas como se elas fossem o próprio cristianismo. E aí é que acontece esse triste fenômeno, começamos a nos tornar religiosos, em vez de nos tornarmos verdadeiramente cristãos.” (trecho da pregação do Pr. Augustus Nicodemus). Examine sua vida cristã. Avalie o que o motiva. É você um cristão autêntico, ou tem se tornado apenas um religioso? Se sim, arrependa-se e decida viver para Cristo e para o Seu Reino. Que o Senhor, nosso Deus, nos conceda de Sua graça cada vez mais para que possamos nos tornar cristãos autênticos, e não pessoas tão somente religiosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL