TEMA - ABSOLUTA SUJEIÇÃO AO SENHOR

Por natureza, o ser humano é tendente à autossuficiência.  A busca pela independência é vista desde os bebês até aos idosos.  É nessa tentativa de fazer as coisas sozinho, produzir, criar e desenvolver sem a dependência de outros, que muitas vezes experimenta-se desilusões, rejeições e sofrimentos de várias formas. 
Movidos pelo sentimento de acelerar a velocidade dos acontecimentos, de sair na frente, e ainda da possibilidade de divulgar sua façanha aos outros atraindo admiração e aplausos, muitas pessoas estão vivendo longe dos princípios de Deus. 
Alimentadas pelo orgulho de olhar para os fatos e dizer “eu fiz”, “eu posso” e “fiz sozinho” a humanidade rejeita a Deus e despreza Sua Palavra, deixando de colocar-se em total dependência d’Ele, desde os mínimos detalhes da vida até aos mais tenebrosos desafios.  É mais cômodo, e parece ser fácil, viver sem consultar a Deus, e avançar para a vida na perspectiva do que temos em vista, das possibilidades e recursos que vemos, daquilo que entendemos ser o melhor, satisfatório e prazeroso.  Assim, avançamos sem nos submetermos ao Soberano Criador e Sustentador da vida.  Onde está o temor ao Todo-Poderoso que pode dar e tirar a vida, exaltar ou humilhar, permitir ou fechar as portas?  
Importa atentarmos todos os dias para a Palavra que ordena:   “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” - Pv 3.5.  Para se submeter ao senhorio do Senhor, é necessário crer n’Ele de todo o coração, amá-lo de toda a alma e de todas as forças - Dt 6.5.  A exigência de Deus a nós é uma rendição absoluta de tudo o que somos, pensamos, almejamos, lutamos, conquistamos, e com tudo o que possuímos, seja corpo, alma, bens, etc. 
Essa confiança plena leva-nos à sujeição a Ele, o que implica em guardar (cumprir) os seus mandamentos.    É essa a amplitude que vemos em Pv. 3.

1) Incline-se ao Senhor = “...não te estribes no teu próprio entendimento”  - Vs.5; “...reconhece-o em todos os teus caminho - Vs.6; “...não sejas sábio a teus próprios olhos” - Vs.7;  “...não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão” - Vs.11.

2) Obedeça ao Senhor = “...não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos” - Vs.1; “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade” - Vs.3;  “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” - Vs.9

3) Experimente a graça do Senhor =  “...anos de vida e paz”  - Vs.2; “...saúde para o teu corpo; e refrigério para os teus ossos - Vs.8; “...se encherão fartamente os teus celeiros” - Vs.10; “Então, andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave.” - Vs.23-24; “...porque o SENHOR será a tua segurança, e guardará os teus pés de serem presos.” - Vs.26.

Que Deus nos ajude a viver na dependência dele, cumprir Sua Palavra e assim experimentar Seu suprimento, proteção e cuidado nos mínimos detalhes de nossa existência! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL