TEMA - OS PRIVILEGIOS DA GRAÇA
Texto base - Gl.3.10-19
IINTRODUÇÃO
Vivemos, ainda, dias de legalismo e paganismo exacerbados no meio
evangélico. As pessoas ainda não entenderam o que é a graça de
Deus. Fala-se muito dela, mas vive-se pouco.
Mas uma vez Paulo mostra
alguns privilégios da graça em contraste com a lei.
1.
Ao contrário da lei, ela produz justificação e não
maldição - Vs.10-12
* Paulo afirma a impossibilidade de se cumprir toda a lei Vs.10
* Paulo afirma que a nossa justiça vem de Deus - Vs.11; Is 64.6
* Paulo afirma que os legalistas decaíram da graça - Vs.12
* Qualquer legalismo ou religião sem a graça trás maldição.
* Paulo afirma a impossibilidade de se cumprir toda a lei Vs.10
* Paulo afirma que a nossa justiça vem de Deus - Vs.11; Is 64.6
* Paulo afirma que os legalistas decaíram da graça - Vs.12
* Qualquer legalismo ou religião sem a graça trás maldição.
2.
Ao contrário da lei, ela produz libertação e não
escravidão - Vs.13
* Cristo tornou-se maldição por nós - Vs.13; II Co 5.21
* Em Cristo estamos libertos de toda e qualquer maldição - Rm 8.1.
* Cristo tornou-se maldição por nós - Vs.13; II Co 5.21
* Em Cristo estamos libertos de toda e qualquer maldição - Rm 8.1.
3.
Ao contrário da lei, ela produz capacitação e não debilitação -Vs.14
* A graça concede-nos a benção de Abraão - Vs.14; Gn 12.1-3.
* O cumprimento da promessa de Deus a Abraão é a concessão de incontáveis filhos cheios do Espírito.
* O Espírito Santo é um privilégio da graça. É a capacitação dada aos filhos de Deus.
* A graça concede-nos a benção de Abraão - Vs.14; Gn 12.1-3.
* O cumprimento da promessa de Deus a Abraão é a concessão de incontáveis filhos cheios do Espírito.
* O Espírito Santo é um privilégio da graça. É a capacitação dada aos filhos de Deus.
4.
Ao contrário da lei, ela produz segurança e não fragilidade - Vs.15-18
* Esta segurança é comparada a um testamento.
* Paulo usa o termo grego "diatheke" para referir-se a um acordo entre partes desiguais, onde a parte superior determina os termos do acordo, ficando a decisão de aceitar ou não, à parte inferior.
* Uma vez estabelecido um testamento, ninguém podia alterar seus termos - Vs.15.
* Deus fez uma aliança com Abraão pela fé e a lei não podia mudar nada - Vs.16-17
* A promessa foi feita a "semente" de Abraão: Cristo. E, nEle obtemos a promessa.
* Esta segurança é comparada a um testamento.
* Paulo usa o termo grego "diatheke" para referir-se a um acordo entre partes desiguais, onde a parte superior determina os termos do acordo, ficando a decisão de aceitar ou não, à parte inferior.
* Uma vez estabelecido um testamento, ninguém podia alterar seus termos - Vs.15.
* Deus fez uma aliança com Abraão pela fé e a lei não podia mudar nada - Vs.16-17
* A promessa foi feita a "semente" de Abraão: Cristo. E, nEle obtemos a promessa.
5.
Ao contrário da lei, ela é definitiva e não passageira -Vs.19
* A salvação e a graça de Deus são eternas.
* A lei foi de caráter transitório.
* As promessas de Deus nunca falham.
* A salvação e a graça de Deus são eternas.
* A lei foi de caráter transitório.
* As promessas de Deus nunca falham.
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