TEMA - PRINCIPIOS PARA O SUCESSO
Texto base - Ne. 3.1-32
A reedificação dos muros de Jerusalém nos tempos de Neemias traria além de segurança para os seus habitantes grande alegria, altruísmo, regozijo e encorajamento. Eis alguns dos princípios utilizados:
1. Organização
Equipes trabalhavam em harmonia, juntos completavam-se uns aos outros. Não buscavam a glória para si mesmo, mas para promover o reino de Deus. Expressões como “junto a ele”, “ao lado dele” e “junto a estes” - Vs. 2-7 demonstram claramente um espírito de coordenação e união. Neemias organizou para que cada família reconstruísse o muro de “fronte da sua casa” - Vs.10, 23-30. Trabalhar próximo de casa economiza e facilita na segurança, transporte, tempo, alimentação, etc. Essa estratégia tinha inúmeras vantagens, assim todos trabalhavam em equipe, com dedicação e unidos no mesmo propósito. Ore, pense, organize-se e veja o que é realmente prioridade em sua vida (Deus, família, igreja, trabalho, lazer, etc.) e, então, invista seu tempo, força, talento e recursos naquilo que realmente vale a pena e glorifica a Deus.
2. Cooperação
Todos participavam da obra e não havia acepção de pessoas. Lado a lado trabalhavam juntos sacerdotes, levitas, ourives, perfumistas, mercadores, etc. - Vs. 8-17. Todos eram voluntários e cooperavam para um bem maior, até mesmo as mulheres, os maiorais e o sumo sacerdote se empenhavam para dar o exemplo - Vs. 9-12. Vinha ajuda até das cidades vizinhas - Vs.7. Apesar de não terem unanimidade, nada os desanimava em prosseguir - Vs.5. Hoje, mães e pais precisam trabalhar em conjunto para educar os filhos. Patrões e empregados precisam se unir para que haja mais satisfação e produtividade. Na igreja os jovens, adultos, adolescentes, a liderança e as crianças devem ter o mesmo objetivo em comum: servir a Deus e o seu reino. Não espere unanimidade ou algo em troca e seja um voluntário na obra de Deus agora mesmo – é preciso envolver-se!
3. Motivação
A motivação para o trabalho voluntário vem através do encorajamento. Neemias cita que Baruque trabalhou com “grande ardor” - Vs.20 para construir sua parte no muro. Ele faz questão de citar inúmeros nomes e diferentes grupos para agradecer e motivá-los. Um elogio sincero, uma menção ou um simples “obrigado” é capaz de produzir grandes resultados como motivação, encorajamento e cativação nas pessoas e seus relacionamentos. Procure e destaque qualidades e valores naqueles que estão ao seu lado, principalmente nos que te ajudam tanto. Saiba apreciar as pequenas coisas que fazem seu filho, empregado, pais, professores, etc. Em regime de mutirão, todas as famílias e grupos ali representados reconstruíram os muros em apenas 52 dias. Aprenderam, na prática, a importância do trabalho em equipe, organização, cooperação e encorajamento.
Lições de importância vital para o sucesso dos filhos de Deus.
Comentários
Postar um comentário