TEMA - AÇÕES DE GRAÇA; ALGO NECESSÁRIO
Texto base - I Ts. 5.18
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
Introdução
Onde está a felicidade? Como ser alegre? Onde está a alegria?
Desde o Vs.12, Paulo dá uma série de aconselhamentos, de preceitos, sobretudo em relação à vida comunitária.
Paulo escreve a carta depois de saber notícias dadas por Timóteo, de que, apesar da sua partida prematura - At 17.1-10 e da perseguição que ainda sofriam seus colaboradores - II Co 8.2, os tessalonicenses continuavam firmes na fé e, ainda, vivendo com alegria. No Vs.18, convida à ação de graças, e ensina sobre: A necessidade da ação de graças.
I - COMO DEVEMOS DAR GRAÇA?
É o fruto natural de - Vs.16 e o acompanhamento natural da oração - Vs.17. “A alegria cria um ambiente de culto (caracterizado pela oração) incessante e o liga à ação de graças”
A ingratidão: é uma marca dos ímpios - Rm 1.21 é um sinal da apostasia anticristã - II Tm 3.2. Uma vez que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das Luzes”, a culpa de tal ingratidão é grande.
Já a gratidão: é a marca dos santos no céu - Ap 19.6-7; 7.12. É, também, uma marca dos santos na terra (Sl 84.4): eles são abundantes na fé e em ação de graças - Cl 2.7, oferecem sacrifícios de louvor - Sl 116.17) e habitualmente oferecem ação de graças - Dn 6.10
II - PELO QUE DEVEMOS DAR GRAÇAS?.
Pelo que podemos dar graças? O apóstolo ensina que “em tudo”! Pelo alimento - I Tm 4. 1-5; Pelo dom de Cristo - II Co 9.15; pela bondade e misericórdia do Senhor - Sl 106.1. Em todas as circunstâncias de prosperidade e adversidade, alegria e tristeza, saúde e doença: Jó disse, na profundidade de sua aflição, "Bendito seja o nome do Senhor " - Jó 1.8, 20- 21.
III - POR QUE DEVEMOS DAR GRAÇAS?
O fundamento: a vontade de Deus que é " boa, perfeita e agradável”- Rm 12.1-2.
A razão: em Jesus Cristo é que esta vontade é revelada e eficaz. As misericórdias de Deus chegam até nós através do canal de sua mediação. Por isso, é para dar graças em nome de Jesus - Cl 3.17; Hb 13.15.
CONCLUSÃO
Sabemos onde está a felicidade! Está em Cristo! Em entregar a ele nossas dores. Está em ter um coração grato! Em fortalecer o espírito com um coração alegre e que aprende a agradecer. Estejamos prontos, exercitando nossa capacidade de dar graças a Deus em todas as circunstâncias.
Comentários
Postar um comentário