TEMA - JESUS E A INCOMPREENSÃO Á SUA PALAVRA
Texto base - Jo. 6.60-71
Introdução
O mundo tem assistido, estarrecido, a emigração forçada de refugiados para a Europa. Milhares de pessoas da Siria, Nigéria, entre outros, procurando um novo lar na Europa. Muitos se sentem abandonados... Nas olímpiadas do Rio de Janeiro havia uma delegação de atletas refugiados. Sem pátria.... sem chão..... abandonados....
Exposição do texto
O texto de João 6.60-71 apresenta a reação das pessoas diante da pregação do Senhor Jesus Cristo. Havia muita incompreensão a respeito de suas palavras.
Assim, o evangelista João descreve alguns tipos de reação às palavras do Mestre e Senhor.
Reações às palavras de Jesus...
I - Resistência. Vs.60
Diante da pregação do Senhor Jesus Cristo muitos dos discípulos têm uma reação de resistência. Achavam as palavras de nosso Senhor muito duras. O Senhor Jesus, por sua vez, não negocia em nada e mantém a sua palavra. Ainda hoje é comum encontrar pessoas que resistem às palavras de nosso Senhor.
II - Desistência. Vs.66
A resistência inicial se expande e se transforma em desistência. Muitos começam no caminho do discipulado, mas, quando descobrem o preço exigido pelo Senhor.... desistem. O abandono da caminhada ainda é uma reação dos homens da atualidade....
III - Aderência. Vs.67-68
Diante da resistência e da desistência de alguns o Senhor Jesus indaga se os doze querem também abandonar o barco. Pedro, toma a dianteira e responde firme: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” - Vs.68. É uma palavra que revela a completa aderência ao projeto do Senhor Jesus Cristo. É a reação que o Senhor espera de seus verdadeiros discípulos.
CONCLUSÃO
Que neste mundo secularizado de hoje, possamos responder com completa aderência ao projeto do Senhor Jesus Cristo para nossas vidas.
Reverendo Adilberto alvess...lhe parabenizo por um blog tao especial.
ResponderExcluirA Paz meu irmão...
ExcluirQue alegria poder reencontra-lo por aqui. E é bom também puder saber que tens sido edificado com as mensagens que tem vindo do próprio Deus.
Abraços