TEMA - JESUS: COMPREENSÃO NECESSÁRIA A SEU RESPEITO

Texto base -  Lucas 9.18-36

Introdução
       Quem é Jesus Cristo? Qual nosso relacionamento com ele? O Brasil é considerado um país cristão. Entretanto, a grande maioria dos brasileiros não responderia adequadamente as perguntas iniciais deste texto. É importante que nós, cristãos, tenhamos uma compreensão adequada a respeito do Senhor Jesus Cristo.

Exposição do texto
        Lucas 9 marca o fim do grande ministério de Jesus Cristo na região da Galiléia. Ele está prestes a iniciar sua “viagem” rumo a Jerusalém. Antes de fazer a viagem ele quer saber de seus discípulos qual a opinião pública a respeito dele. Se qualquer um de nós perguntasse aos amigos o que as pessoas dizem a nosso respeito, seria uma demonstração de orgulho, mas o mesmo não se aplica ao Senhor Jesus Cristo. As opiniões a respeito de Jesus Cristo já não eram adequadas. Uns diziam: João Batista, outros, Elias ou alguns dos profetas. Quando o Senhor Jesus pede a opinião dos discípulos, Pedro toma a palavra e afirma corretamente que Jesus era o Messias de Deus. Segue-se palavras sobre seu sofrimento e o custo do discipulado. Depois de uma semana acontece, num monte, a transfiguração do Senhor Jesus Cristo.

Compreensões essenciais a respeito de Jesus.

 I - Sobre sua pessoa. Vs.18-21

É mister que tenhamos uma compreensão adequada da pessoa de Jesus Cristo. Todos precisamos saber quem ele é, pois nosso destino eterno é determinado pelo que pensamos de Jesus Cristo. É impossível estar enganado sobre Jesus Cristo e ter um relacionamento correto com Deus.

II - Sobre seu sacrifício. Vs.22-26

É importante compreender o sacrifício de Jesus Cristo. Quando ele nasce, nasce marcado para morrer. Na ocasião de seu batismo, João Batista já apontava: “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é Cordeiro de Deus. Seu sacrifício é substitutivo. Morreu por mim e por você.

III - Sobre seu reino. Vs. 27-36

A  partida para Jerusalém estava próxima. Como um prelúdio, antes do sofrimento, Deus Pai quer exaltar o Filho. Num monte, com o propósito de orar, acompanhados por três discípulos, ele é exaltado como aquele que tem que ser ouvido. Ele é Rei. Tem um reino. Um reino onde eu e você seremos súditos. É importante que tenhamos plena consciência  da realeza e do reino do Senhor Jesus Cristo. É onde iremos morar eternamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL