TEMA – A INCREDULIDADE NA IGREJA

TEMA – A INCREDULIDADE NA IGREJA
Texto base - Nm. 14.1-20


Introdução
Nós não saímos do cativeiro para viver ou morre no deserto. O nosso destino é a terra prometida. As securas do deserto, os pedregais, as areais escaldantes, nada disso faz parte da promessa de Deus para nossa vida. A promessa de Deus para cada um de nós é uma terra que “mana leite e mel”. Nosso destino é uma vida vitoriosa.
O povo de Israel tombou no deserto. Fracassou na jornada. Naufragou na fé e não entrou da terra. A causa foi à incredulidade.
Vejamos nesse texto algumas lições tiradas sobre a incredulidade.


  1. OS EFEITOS DA INCREDULIDADE


    1. A incredulidade contagia e conduz ao desespero – V.1
Toda congregação chorou. Só viram impossibilidades e não as possibilidades de Deus. Ficaram esmagados de desespero. Não viram saídas. Não viram soluções.
Ex. 15.13-18 diz que todos os Israelitas olharam para Deus e cantaram. Agora eles olharam para o inimigo e se viram como gafanhotos e choraram.
    1. A incredulidade contagia e conduz a murmuração – V.2a
O povo em vez de se voltar para Deus se volta contra Deus. Em vez de ver Deus como libertador, passa a vê-lo como opressor. Acusaram Deus. Murmurarão contra Deus.
    1. A incredulidade contagia e conduz a ingratidão – V.2b
O povo se esqueceu da bondade de Deus. Do livramento de Deus. Das vitorias que Deus havia lhes dados
    1. A incredulidade contagia e conduz a apostasia – V.3
Nada entristece o coração de Deus do que ver o seu povo arrependido de ter se arrependido. Do que ver seu povo desejoso de voltar ao mundo, ao Egito.
Eles se enfastiaram de Deus, de sua direção e de sua companhia. Preferiram os acoites do carrasco opressor Faraó. Sentiram saudades do mundo e de seus prazeres. Apostataram da fé.


  1. COMO CORTAR OS EFEITOS DA INCREDULIDADE SURGIR¿


    1. Devemos nos quebrantar diante de Deus – Vs.5-6
Não adiante discutir, brigar, argumentar, jogar uns contra os outros e nem espalhar boatos. É preciso quebrantamento. É preciso se humilhar debaixo da mão potente de Deus
    1. Devemos nos firmar na nas verdades e nas promessas de Deus – Vs.7-9
Não devemos ser levados pelos comentários, pelas criticas ou pelo desanimo. Devemos nos fixar no que Deus diz. Devemos nos estribar nas experiências daqueles que confiam em Deus.
    1. Devemos orar intercessoramente pelos incrédulos – Vs.17-20
A oração de Moisés evita um desastre. Moisés não agride o povo, mas suplica a Deus em favor dele. Ele ora e está preocupado com a honra de Deus.
Quando o povo de Deus está em crise, compromete a reputação de Deus, por isso devemos orar para o nome de Deus ser glorificado.


QUAIS AS APLICAÇÕES QUE DEVEMOS FAZER EM NOSSOASVIDAS APARTIR DESSA MENSAGEM?
  1. Não devemos deixar que a incredulidade cause em nós senso de fraqueza – 13.31 “Não podemos subir”. Sentiram-se impotentes .
  2. Não devemos deixar que a incredulidade cause em nós senso de inferioridade – 13.31 “...porque são mais forte que nós...”. Sentiram-se inferiores
  3. Não devemos deixar que a incredulidade cause em nós senso de baixo-estima – 31.33 “...éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos...”. Sentiram-se fracos
Conclusão.
A terra prometida e não o deserto é onde devemos viver. Terra farta, onde mana leite e mel. É hora de enfrentar os gigantes, de deixar de lado a incredulidade e confiarmos no Deus do impossível.
É hora de tapar os ouvidos pra não ouvirmos a voz dos fracos, dos agoureiros e dos pessimistas. É hora de confiarmos nas promessas infalíveis de Deus. Avante, pois irmãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL