Sermão – O poder gerador da santificação
Sermão – O poder gerador da santificação
Texto base – Josué 3.1-17
Introdução
Vocês ja ouviram falar no fator: causas e efeitos? Tudo que acontece está diretamente ordenado por leis. As Leis são umas relações, constantes e imprescindíveis, entre Causas e Efeitos.
A Causa é a origem ou, o início dos fatos e eventos, razoáveis (ou não), que Lhe dão razão!
O Efeito é o resultado, em consequência, das Causas.
Por exemplo: O efeito estufa. O aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis tais como gasolina, diesel, etc, e o desmatamento, queimada de florestas e matas na atmosfera (Causas), liberam gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) que formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão causando assim o famoso efeito estufa. A causa aqui é a santificação
Vamos ver, portanto quais resultados (ou efeitos) são gerados pela santificação.
O texto que lemos trás a tona um tema que está fora de moda em nossa sociedade e encontra grande resistência em meio aos não crentes e até no meio de crentes em Jesus.
Porém, a santificação, o separar-se para Deus, sempre foi e continua sendo o grande desejo do coração de Deus para todos os seus filhos – Hb. 12.14.
Dá para ser santo numa sociedade tão pecaminosa, corrompida e perversa?
Você estaria disposto a aceitar o desafio de viver uma vida santa?
Pois esse foi o grande desafio de Josué para todo o povo de Deus e vemos como Deus aprovou e abençoou essa decisão!
Baseados no texto lido, veremos hoje, portanto quais resultados (ou efeitos) são gerados pela santificação.
I – A SANTIFICAÇÃO GERA AUTORIDADE – Vs.7
No momento em que decidimos viver uma vida santa, reta, pura diante do Senhor Deus e dos homens, Deus imediatamente “começa a nos engrandecer perante os olhos de todo o povo e as pessoas passam a perceber que o Senhor está conosco” e aí conquistamos o respeito e autoridade sobre todos! Porém, quando nos envolvemos no pecado, perdemos o respeito e autoridade perante a nossa família, igreja, célula, escola, trabalho, vizinhança, amigos etc.
Você deseja conquistar o respeito e a autoridade? Então busque a santificação em sua vida! Você deseja conquistar a sua salvação? Rm 6.23, neste texto encontramos que o pagamento da vida em pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus, mas o presente que Deus dá para aqueles que querem viver uma vida em união com Jesus é a vida eterna.
É esta união com Jesus que gera a Autoridade. Lc 10.19.
II – A SANTIFICAÇÃO GERA VITÓRIA – Vs.10
Josué estava rodeado de inimigos que eram os habitantes daquela região onde ele teria que passar com todo o seu povo. E ele sabia que só com a presença do Deus Vivo ele conseguiria vencer seus inimigos e o Deus Vivo não se faz presente no meio do pecado, corrupção, injustiça etc.
Você deseja vencer seus inimigos, seus problemas e suas dificuldades? Então atraia a presença do Deus Vivo através da santificação da sua vida e Ele derrotará todos os seus inimigos e o levará à vitória! Você deseja andar na presença do Deus Vivo? Então se santifique! Confesse seus pecados a Deus e decida mudar de vida!
A nossa tendência é pensarmos que não temos pecado. Isto acontece porque pensamos apenas nos pecados mais repudiantes. Muitas vezes as pessoas dizem: – “Eu não mato, não roubo, não prejudico ninguém, etc.” mas, se analisarmos nossas atitudes, ou até mesmo nossas palavras, veremos que tem mais coisas que também são pecados. I Jo.1.8-9
III -A SANTIFICAÇÃO GERA MILAGRES – Vs.2-13
O rio Jordão na época do ano em que atingia o seu maior volume d´água parou, abriu-se uma enorme passagem e o povo passou a pé enxuto. Foi um sinal, uma maravilha, um milagre que marcou a vida de todo aquele povo que decidiu se santificar. Quando decidimos nos santificar, os milagres começam a aparecer! Você está precisando de um milagre de Deus na sua vida? Então busque ao Senhor e santifique-se! Jesus nos disse que se crermos nEle, seremos salvos e muitos sinais nos acompanharão – Mc.16.16-18.
CONCLUSÃO:
Deus nos chama a uma vida de santificação. Ele nos desafia a sermos santos, mas só os corajosos abraçam esse desafio, pois é preciso coragem e determinação para dizer não ao pecado e sim para Deus! Qual é a sua decisão diante desse desafio de Deus para a sua vida? Tudo em nossa vida tem um preço, e o preço da santificação nos traz grandes recompensas, como já vimos – Autoridade, Vitória, e Milagres.
Comentários
Postar um comentário