TEMA – A ARTE DE SUPERAR OS DESAPONTAMENTOS

TEMA – A ARTE DE SUPERAR OS DESAPONTAMENTOS

INTRODUÇÃO
Israel era um povo desapontado. Em Mara, o louvor se transformou em murmuração. A euforia da travessia do Mar Vermelho deu lugar ao desânimo por causa das águas amargas.
Algumas atitudes, ou algumas perguntas que precisamos tomar, ou perguntarmos ao sermos desapontados?

I. PERGUNTE: QUEM É O RESPONSÁVEL? – Vs.24
Que culpa Moisés tinha de que as águas de Mara fossem amargas? Nenhuma, é claro! Mas a tendência humana é caçar culpados quando as coisas não vão bem. Quando não temos o que queremos, é comum colocarmos a culpa em algo ou alguém. Se incorrermos nesse erro, não resolveremos nossos problemas.
Sempre que um casal briga, há a tentativa de apontar culpas, e isso não leva a nada. Mas quando um casal dialoga, busca localizar as falhas e encontrar as saídas, e isso é produtivo.

Você está procurando pelo responsável? Olhe para você mesmo! Nem sempre somos responsáveis pelo problema. Mas sempre somos responsáveis pela solução.

II. PERGUNTE: QUAL É O PROPÓSITO? – Vs.25
Aquele era um teste – e os israelitas não passaram! As coisas não acontecem por acaso. Deus tem um objetivo. Lembre-se: tragédia não é sofrer, é sofrer sem um propósito!
O aço, para ser forjado, é colocado na água e no fogo. Só assim ele adquire têmpera e se torna resistente. Deus estava fazendo a mesma coisa com o povo de Israel. Ele faz o mesmo conosco muitas vezes. O objetivo da provação é fortalecer-nos.

Deus está forjando o seu caráter. Portanto, não murmure!

III. PERGUNTE: O QUE PODE SER FEITO? – Vs.25
A atitude de Moisés foi totalmente diferente daquela assumida pelo povo. A Bíblia diz que “Moisés clamou ao Senhor”. Fez a coisa certa!
A letra do hino 155 do Cantor Cristão diz: “Ó que paz perdemos sempre! Ó que dor no coração! Só porque nós não levamos tudo a Deus em oração!”.
“E o Senhor mostrou a Moisés uma árvore” -V.25. Isso é algo interessante. A princípio, poderíamos dizer que Moisés não precisava de uma árvore, e sim de um purificador de água! Mas o servo do Senhor foi obediente, e graças à sua obediência o problema foi resolvido. As águas amargas se tornaram doces, e o povo pode beber. Eis aí um exemplo a ser seguido: consulte a Deus e siga a sua orientação.

CONCLUSÃO
Você pode superar os desapontamentos!
A Bíblia diz que os filhos de Israel deixaram Mara para trás depois daquele grande milagre. Em seguida, chegaram a Elim – um exuberante oásis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL