Tema – Cura, objetivo divino.

Tema – Cura, objetivo divino.
Texto base – Mc. 1. 40-45

Introdução

Um ministério que Jesus desempenhou foi muito importante para aquela época. Esse ministério foi o de curar os enfermos. Devemos lembrar que a doença faz parte da experiência humana por causa do pecado e Jesus veio para dar liberdade completa ao homem e a liberdade da doença também é parte importante do ministério de Jesus.
Outro lado do problema acerca da doença é a certeza do cuidado de Deus para com seus filhos. Deus quando cura o doente mostra que o ama e tem cuidado especial por ele, tem um plano para sua vida, por isso toda cura tem um proposito definido.
Hoje com um movimento de curandeirismo exagerado, é necessário saber com que objetivo Deus cura uma pessoa e quais são as condições para que haja uma cura. Com esse parâmetro será mais fácil distinguir entre aquilo que Deus faz e quilo que é produzido por pessoas que procuram glorias pessoais e dinheiro.

Quais os objetivos da cura¿
Tudo que Deus fez e faz tem propósitos definidos. As coisas feitas por Deus não são frutos da improvisação, sem planejamento, sem rumo, sem alvo. Principalmente quando se trata de seu relacionamento com o ser humano, Deus te planos bem estabelecidos e bem definidos. A cura de uma doença não foge a esta regra.
Podemos apontar algumas verdades sobre o propósito de Deus ao curar.

F.T - Quais os objetivos da cura¿
  1. A CURA TEM COMO OBJETIVO BEM-ESTAR DA PESSOA – V.42

Na cura do leproso Jesus demonstra a sua preocupação com ele, principalmente pelo fato de o leproso ser marginalizado e não poder estar em contato direto com as outras pessoas.
No ato de curar – V.42 há essa preocupação de restaurar o individuo em suas relações com os outros. O bem-estar do individuo é uma preocupação de Jesus e este bem-estar pode ser físico – V.42, mas o é também espiritual –V44. Jesus se preocupa com a pessoa como um todo.
Muitas vezes temos a tendência de nos preocupar somente com o espiritual, deixando o físico para segundo plano. Jesus estabeleceu o equilíbrio entre ambos, condenando pessoas que procuravam só o físico e material – Jo.6.26-27. Todo ser é importante para Deus.


F.T - Quais os objetivos da cura¿
2. A CURA TEM COMO OBJETIVO A GLORIA DE DEUS – V44a

A cura nunca tem por objetivo glorificar as pessoas que Deus usa para cumprir seu proposito.
A Deus de ser creditada toda a honra por ter acontecido a cura de um doente. No versículo 12 do capitulo 2 constatamos que a reação das pessoas que viram o milagre acontecer com o paralitico de Cafarnaum foi de glorificar a Deus. É importante que isso seja bem salientado porque quando Deus age acontece o milagre. Milagre é aquilo que Deus faz quando se esgotam os recursos humanos. Enquanto há maneiras de resolvermos com os recursos disponíveis, Deus não fará milagre. Usar nossos recursos não significa que não confiamos em Deus, continuaremos orando com fé e dependendo de Deus, mas não devemos tentar a Deus pedindo que Ele faça um milagre curando uma simples dor de cabeça. A reação do povo a vista do milagre feito por Jesus deveu-se ao fato que “nunca vimos coisa semelhante” – 2.12
O ser humano possui uma tendência de colocar a ênfase no lugar errado e isso tem feito com que muitas pessoas se arvorem portadores do dom de curar e em nome de Deus busquem para si mesmos a gloria e a fama. Quando Jesus curou o leproso pediu-lhe que não contasse a ninguém o ocorrido – V.44. Por que Jesus pediu tal coisa¿ à resposta é dupla: primeiro porque muitas pessoas o estariam procurando só pela cura em si – V.45, e em segundo lugar porque não era hora de Jesus manifestar a sua total identidade como o Messias. Outra resposta pode ser dada no que diz respeito a esse silencio: Jesus não buscava o sucesso, o reconhecimento dos homens.


F.T - Quais os objetivos da cura¿
3. A CURA TEM COMO OBJETIVO O TESTEMUNHO AOS OUTROS – V.44b

Jesus deu ordem ao homem que foi curado da lepra que se apresentasse ao sacerdote e oferecesse oferta pela purificação para servir de testemunho – V44b. a cura do paralitico também teve um propósito de testemunhar aquelas pessoas do poder que Jesus tem e para ensinar que os lideres religiosos que Deus, enfim estava entre os homens na pessoa de Jesus – Cap.2.6-12.
As curas efetuadas por Jesus tinham propósitos definidos de servirem como testemunhos de que Ele era o filho de Deus e que tinha o poder de tirar doenças das pessoas, porque era o criador do ser humano. Toda a ação de Deus quer levar o homem à fé; para alguns será a fé salvadora e para outros será a fé mais fortalecida e comprometida com Deus.
A cura que não serve para testemunhar, não cumpriu seu propósito, e se, analisarmos mais a fundo, não é uma cura nos padrões bíblicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL