CÉU, PARAÍSO, HADES E INFERNO.
Alguns
posicionamentos para sua melhor compreensão:
HADES
(grego) ou SEÓL
(hebraico): É o lugar onde ficam os espíritos aguardando a
ressurreição. (hoje neste lugar se encontra os espíritos dos
ímpios) - Lc.16.22-23
GEHENA
- Mt.23.33:
É o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.
TÁRTARO
- II Pd.2.4:
Refere-se a Prisão de Anjos Caídos.
QUEBER:
É a Sepultura, Cova ou Túmulo, onde acolhe o Cadáver.
INTRODUÇÃO:
Em
Mateus 16.18 Jesus mencionou as seguintes palavras “As portas do
Inferno” (HADES
no Grego), lugar que merece um estudo profundo dentro das Escrituras.
A
este lugar (HADES)
vamos chamar de “O
mundo invisível”.
Tanto
o Velho Testamento como o Novo Testamento falam deste “INFERNO”,
sendo na língua hebraica “SEÓL”
e na língua grega “HADES”.
Ambas
as palavras significam o “Mundo Invisível”, o lugar para onde
vão os espíritos dos falecidos.
Nunca
são usadas estas palavras em referência ao lugar final de detenção
desses espíritos, e nem para significar a Sepultura do corpo, cujo
termo hebraico é
“QUEBER”.
O
testemunho total das Escrituras, dos livros Apócrifos, dos livros
Patrísticos e mesmo os livros de autores pagãos, é que o HADES
ou SEÓL
é
o lugar onde, após a morte, são recolhidos os espíritos dos
falecidos, quer dos justos, quer dos injustos.
- Is.14.9;
Lc.16.23
A
razão da grande confusão reinante sobre este assunto é mesmo entre
as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas
referentes ao assunto foram mal traduzidas.
EXEMPLO:
HADES,
que às vezes é confundida com o Lago
de Fogo;
“QUEBER”,
que somente tem a ver com o cadáver, confundem com “INFERNO”
que é lugar de espíritos; “ABUSSOS”,
que é tradução do hebraico “ABADDON”,
é o “Abismo”, mas lugar este diferente do HADES.
Onde
Está O
HADES?
E quem o Habita?
Os
mortos habitam no HADES.
Os
mortos dividem-se em duas classes:
Os
JUSTOS
e os INJUSTOS
- Dn.12:2; Jo.5.28-29
OS
MORTOS - INJUSTOS:
A
Bíblia ensina que após a Morte, a ALMA
e o ESPÍRITO
do homem injusto, não seguirão imediatamente para o lugar final de
Castigo.
Eles
seguirão
para um lugar
temporário,
à espera
do juízo do Grande Trono Branco,
depois
do
qual irão
para o lugar de suplício Eterno,
ou seja, o Lago
de Fogo(GEHENA).
OS
MORTOS - JUSTOS:
Todos
os Justos, de Adão até à Ressurreição de Jesus Cristo ao
morrerem, suas almas (com a possível exceção de Enoque e Elias que
foram arrebatados), desciam ao “PARAISO”
que naquele tempo constituía um “Compartimento” do “SEÓL”
(HADES
no grego).
ENTRE
o LUGAR
dos JUSTOS
e o LUGAR
dos INJUSTOS,
no mesmo “SEOL”,
havia
uma separação,
veja o versículo a seguir:
Lc.16.26
“...
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de
sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem
tampouco os de lá, passar para cá”.
O
SEÓL
ou HADES,
como descrito nas Escrituras, é um mundo sombrio, um lugar de
detenção e espera, até para os mais santos.
No
Velho Testamento a morte de um Patriarca é descrita como sendo
“REUNIDO”
ao seu povo - Gn.
25.8; Gn. 35.29; Nm. 27.13
É
o que significa a expressão em Lu.16.22,
quando os anjos conduzem Lázaro para o “Seio de Abraão”.
A
morte de um santo era uma “DESCIDA”
da alma a certo lugar para baixo - Is.5.14;
Gn.37.35; Gn.42.38; Nm.16.33
Em
Isaias 5.14
os ímpios descem à boca aberta do “SEÓL”
(Não “Cova ou Sepultura”, como traduzida em Almeida).
Nas
passagens de Gênesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo:
“Descerei a meu filho à “Sepultura” (A palavra no hebraico é
“SEÓL”
e não “QUEBER”,
configurando outro caso de uma má tradução). Jacó cria que seu
filho José estivesse no SEÓL.
Em
Nm. 16.33 Coré, Datã e Abirão “Desceram vivos ao abismo”, a
terra literalmente os tragando. Nessa passagem a palavra “Abismo”,
no original é “SEÓL”.
Consequentemente,
CONCLUÍMOS,
pela leitura destas e outras correlatas passagens, que o SEÓL,
ou HADES,
o mundo invisível, está localizado em algum ponto abaixo da
superfície da terra - Ez.31.16-18;
Ez.32.18
O
suposto profeta Samuel, na cena de I
Sm – 28.13-15
é descrito como “SUBINDO”
da terra.
A
parte do SEÓL
em que estavam Abraão e Lázaro é o “PARAÍSO”
de que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado - Lc.23.43,
dizendo que ali estaria com Ele naquele dia.
A
palavra “PARAÍSO”
é de origem
Persa
e significa
uma espécie de JARDIM,
usada simbolicamente quanto ao lugar dos Justos mortos.
No
Paraíso Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento
dos Ímpios, havendo entre eles um “Abismo” intransponível -
Lc.16.19-31
Depois
se Sua morte Jesus esteve “Três dias e Três noites no coração
da terra” - Mt.12.40;
At.2.27 (Ez.31.15-17).
O
apóstolo Paulo descreve esse lugar como “As regiões Inferiores da
terra” - Ef.4.9
Portanto,
concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava
no coração da terra.
IMPORTANTE:
Nesta
descida
ao HADES
CRISTO
efetuou
uma grande e permanente mudança na região dos salvos,
isto é, nas
condições dos Justos mortos.
Porque?
Estando
JESUS
no HADES
por ocasião de sua morte, Ele “ANUNCIOU”
a Sua vitória aos espíritos ali retidos.
É
o que significa a expressão do apóstolo Pedro, que “Cristo...
pregou aos espíritos em prisão...”
- IPd.3.18-20.
A
palavra usada no original implica em Anunciar, Comunicar; não
pregar, como se entende em homilética.
Mas
quando CRISTO
“SUBIU
ÀS ALTURAS”
levou
cativo o cativeiro,
isto é, levou
uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos Justos que
estavam em descanso (Consciente) no Paraíso.
Vejamos
a passagem bíblica que confirma essa verdade.
Ef.4.8-10
“Pelo
que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos
homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes,
tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é
também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas
as coisas”
Dessa
forma Cristo TRANSFERIU
O PARAÍSO,
do SEÓL
ou HADEs,
para
as regiões celestiais.
Muitas dessas pessoas libertas foram até RESSUSCITADAS nessa ocasião
- Mt.
27.52-53
Cristo
havia dito que as portas do inferno, HADES
(Ou seja, esse lugar de detenção em que estavam guardados os Justos
mortos) não prevaleceriam contra a sua Igreja - Mt.16.18
Veja
a exclamação do apóstolo: “Onde está, ó morte, o teu
aguilhão?” - I
Co.15.55; Ap.1.18
O
Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos
Justos que ora morrem, só que agora não acha-se mais no SEÓL
e sim no TERCEIRO
CÉU
- II
Co.12.1-4
O
PARAÍSO
está “Na
presença de Cristo”
- II
Co.5.8; Fl.1.23
Sendo
que Cristo está sentado à destra do Pai.
Portanto
concluímos
que, agora o
Paraíso também
esta
na presença
imediata do Pai
- Hb.12.2;
Ap.3.21; Ap.6.9
Os
Justos “não dormem” no sentido de estarem Inconscientes.
No
Paraíso eles são “Confortados” - Lc.16.25
Os
Justos permanecem num estado de perfeita felicidade, em contraste com
os sofrimentos horríveis que experimentam os ímpios lançados no
Hades - Lc.16.24
Os
mortos Justos podem clamar em alta voz, fato
que indica Consciência e a posse das faculdades mentais.
Vejamos
a passagem bíblica que nos ensina isso:
Ap.6.9-10
“...
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que
foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que
deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro
e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que
habitam sobre a terra?”
O
apóstolo Paulo descreve o estado
dos mortos Justos
como “Incomparavelmente
melhor”
a este nosso, da presente vida.
Fl.1.23
“... Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir
e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.
Quando
Cristo voltar, Ele trará consigo as almas dos que “dormem” (Seus
corpos apenas dormem) no Senhor.
I
Ts.4.14 “... Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou,
assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele”
Essas,
unidas aos corpos ressuscitarão, seguirão para o Tribunal de Cristo
onde serão julgados (Não para condenação ou absolvição) onde
receberão seus Galardões.
Também
participarão das Bodas do Cordeiro e depois reinarão com Cristo
durante o Milênio de paz.
A
nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para o Seu povo –
Jo.14.2, será o lar dos Justos por toda a Eternidade e provavelmente
durante o Milênio também - Ap.21 e 22
Os
Mortos –Ímpios
Os
MORTOS
ÍMPIOS
desde Adão até ao tempo do julgamento do Grande Trono Branco, as
almas dos ímpios seguem para o “MUNDO
INVISÍVEL”,
ou seja, o “SEÓL
ou HADES”,
aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de
Fogo.
Infelizmente,
estes nomes “SEÓL
E HADES”
têm sido TRADUZIDOS
INCORRETAMENTE
em certos casos, em algumas versões das Escrituras.
Exemplo,
como “INFERNO”,
“SEPULTURA”
e “ABISMO”.
A
palavra hebraica “SEÓL”
consta 65
vezes
no Velho
Testamento.
A
palavra grega “HADES”
consta 11
vezes no Novo Testamento.
- Mt.11.23;
Mt.16.18; Lc.10.15; Lc.16.23; At.1.18; At.6.8; At.20.13; I Co.15.55
Exemplos
do uso da palavra “SEÓL”:
Rei
da Babilônia encontrado no Seól - Is.14.4-20
O
Egito degradado ao Seól - Ez.32.21
Tanto
os Justos como os Injustos “descendo ao Seól” - Is.5.14;
Gn.37.35; Gn.42.38; Nm.16.30-33
A
alma no Seól - Sl.30.3;
Sl.89.48; Sl.16.10; At.2.27-30
Conversação
no Seól - Ez.32.21;
Is.14.9-20; Lc.16.19-31
Cadeias
- II
Sm.22.6
Tristeza,
Tribulação e Angústias - Sl.116.3
Mais
profundo do que o Seól - Jó.11.8
Profundezas
do Seól - Pv.9.18
Seól
em baixo - Pv.15.24
Portas
do Seól (Hades)- Mt.16.18
Desceram
vivos ao Seól - Nm.16.30-33
Depois
da ressurreição de Cristo somente os ímpios são enviados ao Seól
ou Hades, como já foi amplamente explicado.
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