CÉU, PARAÍSO, HADES E INFERNO.

CÉU, PARAÍSO, HADES E INFERNO.


Alguns posicionamentos para sua melhor compreensão:
HADES (grego) ou SEÓL (hebraico): É o lugar onde ficam os espíritos aguardando a ressurreição. (hoje neste lugar se encontra os espíritos dos ímpios) - Lc.16.22-23
GEHENA - Mt.23.33: É o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.
TÁRTARO - II Pd.2.4: Refere-se a Prisão de Anjos Caídos.
QUEBER: É a Sepultura, Cova ou Túmulo, onde acolhe o Cadáver.


INTRODUÇÃO:
Em Mateus 16.18 Jesus mencionou as seguintes palavras “As portas do Inferno” (HADES no Grego), lugar que merece um estudo profundo dentro das Escrituras.
A este lugar (HADES) vamos chamar de “O mundo invisível”.
Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento falam deste “INFERNO”, sendo na língua hebraica “SEÓL” e na língua grega “HADES”.
Ambas as palavras significam o “Mundo Invisível”, o lugar para onde vão os espíritos dos falecidos.
Nunca são usadas estas palavras em referência ao lugar final de detenção desses espíritos, e nem para significar a Sepultura do corpo, cujo termo hebraico éQUEBER”.
O testemunho total das Escrituras, dos livros Apócrifos, dos livros Patrísticos e mesmo os livros de autores pagãos, é que o HADES ou SEÓL é o lugar onde, após a morte, são recolhidos os espíritos dos falecidos, quer dos justos, quer dos injustos. - Is.14.9; Lc.16.23
A razão da grande confusão reinante sobre este assunto é mesmo entre as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas referentes ao assunto foram mal traduzidas.
EXEMPLO:
HADES, que às vezes é confundida com o Lago de Fogo; “QUEBER”, que somente tem a ver com o cadáver, confundem com “INFERNO” que é lugar de espíritos; “ABUSSOS”, que é tradução do hebraico “ABADDON”, é o “Abismo”, mas lugar este diferente do HADES.
Onde Está O HADES? E quem o Habita?
Os mortos habitam no HADES.
Os mortos dividem-se em duas classes:
Os JUSTOS e os INJUSTOS - Dn.12:2; Jo.5.28-29
OS MORTOS - INJUSTOS:
A Bíblia ensina que após a Morte, a ALMA e o ESPÍRITO do homem injusto, não seguirão imediatamente para o lugar final de Castigo.
Eles seguirão para um lugar temporário, à espera do juízo do Grande Trono Branco, depois do qual irão para o lugar de suplício Eterno, ou seja, o Lago de Fogo(GEHENA).
OS MORTOS - JUSTOS:
Todos os Justos, de Adão até à Ressurreição de Jesus Cristo ao morrerem, suas almas (com a possível exceção de Enoque e Elias que foram arrebatados), desciam ao “PARAISO” que naquele tempo constituía um “Compartimento” do “SEÓL” (HADES no grego).
ENTRE o LUGAR dos JUSTOS e o LUGAR dos INJUSTOS, no mesmo “SEOL”, havia uma separação, veja o versículo a seguir:
Lc.16.26 “... E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá”.
O SEÓL ou HADES, como descrito nas Escrituras, é um mundo sombrio, um lugar de detenção e espera, até para os mais santos.
No Velho Testamento a morte de um Patriarca é descrita como sendo “REUNIDO” ao seu povo - Gn. 25.8; Gn. 35.29; Nm. 27.13
É o que significa a expressão em Lu.16.22, quando os anjos conduzem Lázaro para o “Seio de Abraão”.
A morte de um santo era uma “DESCIDA” da alma a certo lugar para baixo - Is.5.14; Gn.37.35; Gn.42.38; Nm.16.33
Em Isaias 5.14 os ímpios descem à boca aberta do “SEÓL” (Não “Cova ou Sepultura”, como traduzida em Almeida).
Nas passagens de Gênesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo: “Descerei a meu filho à “Sepultura” (A palavra no hebraico é “SEÓL” e não “QUEBER”, configurando outro caso de uma má tradução). Jacó cria que seu filho José estivesse no SEÓL.
Em Nm. 16.33 Coré, Datã e Abirão “Desceram vivos ao abismo”, a terra literalmente os tragando. Nessa passagem a palavra “Abismo”, no original é “SEÓL”.
Consequentemente, CONCLUÍMOS, pela leitura destas e outras correlatas passagens, que o SEÓL, ou HADES, o mundo invisível, está localizado em algum ponto abaixo da superfície da terra - Ez.31.16-18; Ez.32.18
O suposto profeta Samuel, na cena de I Sm – 28.13-15 é descrito como “SUBINDO” da terra.
A parte do SEÓL em que estavam Abraão e Lázaro é o “PARAÍSO” de que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado - Lc.23.43, dizendo que ali estaria com Ele naquele dia.
A palavra “PARAÍSO” é de origem Persa e significa uma espécie de JARDIM, usada simbolicamente quanto ao lugar dos Justos mortos.
No Paraíso Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos Ímpios, havendo entre eles um “Abismo” intransponível - Lc.16.19-31
Depois se Sua morte Jesus esteve “Três dias e Três noites no coração da terra” - Mt.12.40; At.2.27 (Ez.31.15-17).
O apóstolo Paulo descreve esse lugar como “As regiões Inferiores da terra” - Ef.4.9
Portanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terra.
IMPORTANTE:
Nesta descida ao HADES CRISTO efetuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos Justos mortos.
Porque?
Estando JESUS no HADES por ocasião de sua morte, Ele “ANUNCIOU” a Sua vitória aos espíritos ali retidos.
É o que significa a expressão do apóstolo Pedro, que “Cristo... pregou aos espíritos em prisão...” - IPd.3.18-20.
A palavra usada no original implica em Anunciar, Comunicar; não pregar, como se entende em homilética.
Mas quando CRISTO SUBIU ÀS ALTURASlevou cativo o cativeiro, isto é, levou uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos Justos que estavam em descanso (Consciente) no Paraíso.
Vejamos a passagem bíblica que confirma essa verdade.
Ef.4.8-10 “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”
Dessa forma Cristo TRANSFERIU O PARAÍSO, do SEÓL ou HADEs, para as regiões celestiais. Muitas dessas pessoas libertas foram até RESSUSCITADAS nessa ocasião - Mt. 27.52-53
Cristo havia dito que as portas do inferno, HADES (Ou seja, esse lugar de detenção em que estavam guardados os Justos mortos) não prevaleceriam contra a sua Igreja - Mt.16.18
Veja a exclamação do apóstolo: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” - I Co.15.55; Ap.1.18
O Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos Justos que ora morrem, só que agora não acha-se mais no SEÓL e sim no TERCEIRO CÉU - II Co.12.1-4
O PARAÍSO está “Na presença de Cristo” - II Co.5.8; Fl.1.23
Sendo que Cristo está sentado à destra do Pai.
Portanto concluímos que, agora o Paraíso também esta na presença imediata do Pai - Hb.12.2; Ap.3.21; Ap.6.9
Os Justos “não dormem” no sentido de estarem Inconscientes.
No Paraíso eles são “Confortados” - Lc.16.25
Os Justos permanecem num estado de perfeita felicidade, em contraste com os sofrimentos horríveis que experimentam os ímpios lançados no Hades - Lc.16.24
Os mortos Justos podem clamar em alta voz, fato que indica Consciência e a posse das faculdades mentais.
Vejamos a passagem bíblica que nos ensina isso:
Ap.6.9-10 “... E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”
O apóstolo Paulo descreve o estado dos mortos Justos como “Incomparavelmente melhor” a este nosso, da presente vida.
Fl.1.23 “... Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”.
Quando Cristo voltar, Ele trará consigo as almas dos que “dormem” (Seus corpos apenas dormem) no Senhor.
I Ts.4.14 “... Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele”
Essas, unidas aos corpos ressuscitarão, seguirão para o Tribunal de Cristo onde serão julgados (Não para condenação ou absolvição) onde receberão seus Galardões.
Também participarão das Bodas do Cordeiro e depois reinarão com Cristo durante o Milênio de paz.
A nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para o Seu povo – Jo.14.2, será o lar dos Justos por toda a Eternidade e provavelmente durante o Milênio também - Ap.21 e 22
Os Mortos –Ímpios
Os MORTOS ÍMPIOS desde Adão até ao tempo do julgamento do Grande Trono Branco, as almas dos ímpios seguem para o “MUNDO INVISÍVEL”, ou seja, o “SEÓL ou HADES”, aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de Fogo.
Infelizmente, estes nomes “SEÓL E HADES” têm sido TRADUZIDOS INCORRETAMENTE em certos casos, em algumas versões das Escrituras.
Exemplo, como “INFERNO”, “SEPULTURA” e “ABISMO”.
A palavra hebraica “SEÓL” consta 65 vezes no Velho Testamento.
A palavra grega “HADES” consta 11 vezes no Novo Testamento. - Mt.11.23; Mt.16.18; Lc.10.15; Lc.16.23; At.1.18; At.6.8; At.20.13; I Co.15.55
Exemplos do uso da palavra “SEÓL”:
Rei da Babilônia encontrado no Seól - Is.14.4-20
O Egito degradado ao Seól - Ez.32.21
Tanto os Justos como os Injustos “descendo ao Seól” - Is.5.14; Gn.37.35; Gn.42.38; Nm.16.30-33
A alma no Seól - Sl.30.3; Sl.89.48; Sl.16.10; At.2.27-30
Conversação no Seól - Ez.32.21; Is.14.9-20; Lc.16.19-31
Cadeias - II Sm.22.6
Tristeza, Tribulação e Angústias - Sl.116.3
Mais profundo do que o Seól - Jó.11.8
Profundezas do Seól - Pv.9.18
Seól em baixo - Pv.15.24
Portas do Seól (Hades)- Mt.16.18
Desceram vivos ao Seól - Nm.16.30-33
Depois da ressurreição de Cristo somente os ímpios são enviados ao Seól ou Hades, como já foi amplamente explicado.

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