TEMA - PEQUENOS INSETOS, GRANDE LIÇÕES

Texto base -  Pv. 6.6-8

INTRODUÇÃO
  • Formiga: Inseto hyminoptero, da família dos Formicídios, mencionadas duas vezes na Bíblia, uma em nosso texto para estudo. Elas fazem autênticas obras de engenharia com complexos sistemas de túneis e câmaras com funções especiais: armazenamento de alimentos, aposento da rainha, o berçário para as larvas.
  • Preguiçoso: Esse termo segundo a Bíblia são pessoas que vivem grudadas na cama (Pv. 26:14), dando péssimas justificativas à preguiça (Pv. 26:13), sem iniciativa (Pv. 6:9), incapaz de concluir uma atividade (Pv. 19:24) e inúteis no serviço (Pv. 10:26).
  • Princípio: Embora Deus deseja que confiemos em Sua provisão, Ele condena a preguiça e nos apresenta três lições de economia em Provérbios 6:6-8.
I. SEJA TRABALHADOR COMO A FORMIGA – Provérbios 6:6
Trabalhar diligentemente como as formigas é a primeira lição de Deus sobre economia para os cristãos.
  1. A preguiça é a causa mais segura de pobreza e misérias, abandone-a como fazem as formigas.
  2. A preguiça geralmente leva pessoas às mais duras dificuldades da vida. As formigas trabalham duro para evitar as duras dificuldades.
  3. A preguiça interfere na vida espiritual, impedindo a pessoa de ler a Bíblia, orar e realizar o serviço de Deus. Não seja negligente, mas diligente como as formigas.
II. SEJA SÁBIO COMO A FORMIGA – Provérbios 6:7-8
Trabalhar diligentemente sem sabedoria pode colocar a pessoa em situações complicadas de saúde, como estresse e esgotamento físico e mental. É preciso trabalhar com sabedoria como fazem as formigas.
  1. O trabalho precisa ser realizado com ordem. As formigas trabalham em ordem, sem que alguém determine o que devem fazer; elas são auto-organizadas.
  2. O trabalho precisa ser realizado com perseverança. As formigas não perdem tempo mesmo que ninguém as vigiem, isso é uma exortação a considerarmos com atenção o precioso tempo gasto em pecaminosa preguiça.
  3. O trabalho precisa ser realizado com disciplina. As formigas sabem que tem apenas o verão para conseguir mantimentos, antes do inverno tudo está pronto. Não existem grandes realizações sem ordem, perseverança e disciplina.
III. SEJA ECONÔMICO COMO A FORMIGA – Provérbios 6:8
O trabalho árduo realizado com sabedoria não garante segurança para o futuro. É necessário aprender algo mais!
  1. Parte do resultado do trabalho deve ser separado para o futuro. A formiga não consome tudo o que encontra. Não se deve gastar mais do que ganha, nem tampouco gastar tudo o que ganha. Pessoas sem sabedoria vivem despreocupadamente, como se eventos indesejáveis nunca fossem acontecer.
  2. Parte do orçamento deve ser destinado à poupança. Como as formigas, devemos trabalhar diligentemente, aproveitando as oportunidades de guardar suprimentos para o futuro.
  3. Parte do salário deve ser planejado para as imprevisibilidades da vida. O inverno de escassez são as condições econômicas desafiadoras. Elas são imprevisíveis na vida humana, por isso cabe a nós precavermos antes que elas cheguem. Desta forma, assim como as formigas, ao chegar a escassez e o frio estaremos protegidos e seguros.
CONCLUSÃO:
  • Os árabes consideram com tão grande estima a sabedoria das pequenas formigas que, quando nasce uma criança, costumam pôr-lhes nas mãozinhas um destes insetos, repetindo esta frase: “Oxalá que sejas igualmente sábio e hábil” (Dicionário Bíblico de Moacir Cunha Viana, verbete: Formiga).
  • Em Provérbios 6:6 há três imperativos do sábio Salomão a nós, crentes na Palavra de Deus:
  1. “Vai ter com a formiga” – Tire um tempo para aprender com as formigas; observe-as.
  2. "Considere os caminhos das formigas” – Tire lições práticas para tua vida contemplando a vida comunitária de ordem e cooperação das formigas.
  3. “Sê sábio” – Tire tempo para aplicar as lições aprendidas com as formigas em tua vida social e financeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA – ADVERSIDADES: COMO SUPERAREM-LAS?

TEMA - RAIZES PROFUNDAS, FRUTOS ABUNDANTES

SÉRIE - MORTIFICANDO A CARNE