TEMA - FÉ VEM DE BERÇO
INTRODUÇÃO
Igrejas dos Estados Unidos insistiram em criar modelos alternativos de igrejas, na tentativa de segurar os seus filhos na igreja. Mas infelizmente, esta estratégia não deu certo. Estudos indicam que mais da metade das crianças que foram criadas na igreja abandonaram a fé na idade adulta. Esse problema levou a liderança ao retorno do antigo “culto doméstico”, ou seja, o melhor local para formar espiritualmente os filhos é o lar e os melhores professores são os pais crentes.
Igrejas dos Estados Unidos insistiram em criar modelos alternativos de igrejas, na tentativa de segurar os seus filhos na igreja. Mas infelizmente, esta estratégia não deu certo. Estudos indicam que mais da metade das crianças que foram criadas na igreja abandonaram a fé na idade adulta. Esse problema levou a liderança ao retorno do antigo “culto doméstico”, ou seja, o melhor local para formar espiritualmente os filhos é o lar e os melhores professores são os pais crentes.
A fé começa em casa porque em casa determina todas as áreas da vida, seja para melhor ou pior. Deus criou a família para que ela fosse o primeiro local de formação espiritual das crianças. Deus ordenou ao seu povo: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas - Dt 6.4-9. Observe que Deus ordenou aos pais e avós que amassem a Deus e guardassem os seus mandamentos. Depois, inculcassem nos filhos o amor e a obediência a Deus, lhes dando uma formação espiritual. O ambiente dessa formação é a casa onde a família mora.
O processo de formação é lento e exige perseverança, mas o resultado é a bênção divina. Segundo Kurt Bruner e Steve Stroope, há quatro raízes para uma fé duradoura, que cresce na vida familiar.
A primeira raiz é a nossa crença.
É em casa que aprendemos a bíblia e a oração. São os nossos pais e avós que nos ensinam as doutrinas fundamentais da fé cristã. Este ensino oral deve vir acompanhado do exemplo de vida. Paulo exemplifica isto quando escreve a Timóteo: pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti - II Tm 1.5
A segunda raiz é a nossa identidade.
Meninos e meninas são criados para se tornarem homens e mulheres de Deus, com identidade sexual cristã. A confusão desenfreada da nossa sociedade atual não é uma matriz segura para formar a identidade dos nossos filhos. Em casa, os filhos receberão afeição, aceitação e afirmação. Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou - Gn 1.27.
A terceira raiz é o nosso caráter.
O nosso caráter é a soma da nossa carga genética com aquilo que aprendemos em casa. É no ambiente familiar que recebemos as informações, os princípios e os exemplos que ajudarão a formar o nosso caráter. Paulo disse a respeito de Timóteo: E conhecereis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai - Fp 2.22
A quarta raiz é o nosso propósito de vida.
Toda pessoa deve ter um senso de propósito na vida. Salomão aprendeu com seus pais: De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem - Ec 12.13. No Breve Catecismo adotado por nossa igreja, a primeira pergunta é: qual o fim principal do homem? Resposta: o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Precisamos incutir isto nos nossos filhos. Cada lar cristão deve ter um propósito de vida para ensinar para os seus filhos.
CONCLUSÃO
A fé começa em casa, mas não termina ai. Ela é reforçada, nutrida e expressa na igreja. Lar e igreja se complementam. Pais, avós, pastores e professores devem se unir na formação espiritual das novas gerações. Asafe, o chefe dos cantores, ensinou tempos atrás que Deus estabeleceu uma lei para as famílias crentes: Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, o instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, afim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos; e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espirito não foi fiel a Deus - Sl 78.5-8
Comentários
Postar um comentário