TEMA: NADA TROUXEMOS PARA ESSE MUNDO; NADA LEVAREMOS DELE.


Texto base -  I Timóteo 6. 3-10

INTRODUÇÃO
É célebre a frase hoje que diz: “Você vale o quanto você tem”. Se você não tem nada, então você não vale nada. Isto pode parecer racionalista demais, mas na prática é justamente isto o que está acontecendo. Desde que começou a revolução industrial... E A revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX, o materialismo somado ao capitalismo, tomou conta de vez da humanidade. Se um ladrão vem assaltar e a pessoa tem posses, morre para liberar essas posses, se não têm, morre por não ter. São milhares de maneiras as quais a mídia, o governo, o comércio, impõe uma forma de viver materialista. Mas, esta forma de vida, vai contra os ensinos da Palavra de Deus e contra a verdadeira forma de vida feliz. O versos 7, que é o chave para nós aqui, claramente diz: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele”. É muito importante que concebamos em nossa memória esta verdade, pois é a partir dela que poderemos ter uma vida mais realizada, menos estressante e mais intensa. Jó entendeu esta verdade claramente e por isto disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nú para lá tornarei. Deus o deu e Deus o levou. Bendito seja o nome do Senhor”. Devemos entender e conceber a verdade de que nada trouxemos para este mundo e nada levaremos por causa de duas verdades solenes que este texto nos dá:
PRIMEIRA - PORQUE É FALSA A PROPAGANDA DE QUE BENS E MATERIALISMO TRAZEM PLENA SATISFAÇÃO. Vs. 3-6
Foi por causa do materialismo que os homens escravizaram-se uns aos outros -  1-3. Foi por causa do materialismo que proliferou a corrupção, a soberba, a inveja, etc. O materialismo espalha a cobiça rapidamente. A cobiça gera endividados, inconformados, caloteiros. Por causa dela, muitos deixaram à sensatez, a honestidade, a justiça, o direito. O Vs.4 diz: “É soberbo, e nada sabe, mas dilacera acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruis suspeitas...”. Pv. 1. 19 diz: “Tais são as veredas de todo aquele que se entrega á cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem”. Observe que estes são frutos de uma vida diferente da doutrina de Cristo, que ensinou uma vida piedosa e com contentamento e não cobiçosa - Vs.5 .É certo então que não há satisfação plena que se possa encontrar no materialismo. Se a cobiça estiver acabando com seu cartão de crédito, é fato que ela prendeu sua alma. Você precisa mudar de atitude e redirecionar seu foco.
O materialismo não traz plena satisfação. “Nada trouxemos, nada levaremos”.
SEGUNDA - PORQUE É VERDADE A AFIRMAÇÃO DE QUE O AMOR MAL DIRECIONADO É PERIGO DOBRADO. Vs. 9-10.
Além de o materialismo não satisfazer, ele ainda pode nos ferir gravemente. Nós devemos amar pessoas e usar coisas. O materialismo diz que devemos amar as coisas e usar as pessoas para consegui-las. É isto o que o ser humano virou para muitos: Um meio de ganhar dinheiro, de conseguir bens, etc. Está errado. As pessoas valem mais que coisas. No céu não vamos viver com coisas, vamos viver com pessoas.
Lições práticas para uma vida de contentamento que precisamos aprender aqui:
1. DINHEIRO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TUDO. Vs.10.
O dinheiro é neutro em si mesmo. Ele pode ser uma benção ou uma maldição. Depende de como lidamos com ele. Jesus disse que o homem que pensou que seus bens poderiam satisfazer a sua alma era um louco - Lc. 12.16-21. 
Jonh Rockefeller diz: “O homem mais pobre que conheço é aquele que não tem nada mais do que dinheiro”. O homem rico fez do dinheiro o seu tudo na vida e por isso quando morreu, foi para a eternidade sem nada. Hoje arde no fogo do inferno e seus bens nada podem fazer pela sua alma, nem mesmo lhe matar a sede -  Lc. 16.19-23. Dinheiro não é tudo.
2. O DINHEIRO É UM BOM SERVO, MAS UM´PÉSSIMO PATRÃO. Vs.10.
A ordem correta é: Devemos possuir o dinheiro e não sermos possuídos por ele. Devemos usar o dinheiro e não sermos usados por ele. O dinheiro precisa estar ao nosso serviço e não nós a serviço dele. Se o dinheiro não for subjugado ele se tornara um gigante em sua vida, um carrasco sobre você. Muitas pessoas estão sacrificando no altar do dinheiro(Mamon), sua fidelidade a Deus, sua lealdade ao próximo, seus votos à sua família. Estão matando e morrendo pelo dinheiro, por que se fizeram servas dele. 
John Ryle afirma que dois terços de todas a lutas, brigas e processos judiciais no mundo originam-se em uma simples causa: Dinheiro. No Universo existe: Deus, pessoas e coisas. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Mas, por amor ao dinheiro, coisas são adoradas, pessoas são usadas e Deus é esquecido.
3. O DINHEIRO UM DIA FALTA, MAS A GRAÇA DE DEUS PARA OS QUE NELE ESPERAM NUNCA FALTARA. Vs. 6-8.
Podemos viver sem dinheiro, mas jamais poderemos viver sem a graça de Deus. A graça de Deus é melhor que a vida. “Por que a tua benignidade é melhor que a vida; os meus lábios de louvarão” - Sl 63.3
Jó perdeu todos os seus bens e mesmo mergulhado na pobreza extrema, glorificou a Deus, porque amava mais a Deus do que tudo. Para o cristão verdadeiro o Deus das bênçãos é muito mais importante que as bênçãos de Deus. O verdadeiro cristão sabe que seu sustento vem da graça de Deus e não do dinheiro. Quando aprendemos bem isto, então, há contentamento em nossa vida.A falta de dinheiro deve levar-nos não ao desespero, mas, a uma experiência mais profunda com Deus; de dependência de Deus.
É fácil crer em Deus nos tempos de bonança, mas a verdadeira fé se manifesta nos tempos de escassez, como a fé de Habacuque que disse: “Ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” 3. 17-18.
Lembre-se sempre...“Nada trouxemos deste mundo e manifesto é que nada podemos levar dele”.
Amém.  

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