TEMA: NADA TROUXEMOS PARA ESSE MUNDO; NADA LEVAREMOS DELE.
Texto
base - I Timóteo 6. 3-10
INTRODUÇÃO
É
célebre a frase hoje que diz: “Você vale o quanto você tem”.
Se você não tem nada, então você não vale nada. Isto pode
parecer racionalista demais, mas na prática é justamente isto o que
está acontecendo. Desde que começou a revolução industrial... E A
revolução
Industrial consistiu
em um conjunto de mudanças tecnológicas com
profundo impacto no processo
produtivo em
nível econômico e social.
Iniciada na Inglaterra em
meados do século
XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século
XIX, o
materialismo somado ao
capitalismo, tomou conta de vez da humanidade. Se um ladrão vem
assaltar e a pessoa tem posses, morre para liberar essas posses, se
não têm, morre por não ter. São milhares de maneiras as quais a
mídia, o governo, o comércio, impõe uma forma de viver
materialista. Mas, esta forma de vida, vai contra os ensinos da
Palavra de Deus e contra a verdadeira forma de vida feliz. O versos
7, que é o chave para nós aqui, claramente diz: “Porque
nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar
dele”. É
muito importante que concebamos
em nossa memória esta verdade, pois é a partir dela que poderemos
ter uma vida mais realizada, menos estressante e mais intensa. Jó
entendeu esta verdade claramente
e por isto disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nú para lá
tornarei. Deus o deu e Deus o levou. Bendito seja o nome do Senhor”.
Devemos entender e conceber a verdade de que nada trouxemos para este
mundo e nada levaremos por
causa de duas verdades solenes que
este texto nos dá:
PRIMEIRA - PORQUE É FALSA A PROPAGANDA DE QUE BENS E MATERIALISMO TRAZEM PLENA SATISFAÇÃO. Vs. 3-6
Foi
por causa do materialismo que os homens escravizaram-se uns aos
outros - 1-3. Foi por causa do materialismo que proliferou a corrupção,
a soberba, a inveja, etc. O
materialismo espalha a cobiça rapidamente. A
cobiça gera endividados, inconformados, caloteiros. Por causa dela,
muitos deixaram à sensatez, a honestidade, a justiça, o direito. O
Vs.4 diz: “É soberbo, e nada sabe, mas dilacera acerca de
questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias,
blasfêmias, ruis suspeitas...”. Pv.
1. 19 diz:
“Tais são as veredas de todo aquele que se entrega á cobiça; ela
prenderá a alma dos que a possuem”. Observe que estes são frutos
de uma vida diferente da doutrina de Cristo, que ensinou uma vida
piedosa e com contentamento e não cobiçosa - Vs.5 .É certo então que
não há satisfação plena que se possa encontrar no materialismo.
Se a cobiça estiver acabando com seu cartão de crédito, é fato
que ela prendeu sua alma. Você precisa mudar de atitude e
redirecionar seu foco.
O materialismo não traz plena satisfação.
“Nada trouxemos, nada levaremos”.
SEGUNDA - PORQUE É VERDADE A AFIRMAÇÃO DE QUE O AMOR MAL DIRECIONADO É PERIGO DOBRADO. Vs. 9-10.
Além
de o materialismo não satisfazer, ele ainda pode nos ferir
gravemente. Nós
devemos amar pessoas e usar coisas. O
materialismo diz que devemos amar as coisas e usar as pessoas para
consegui-las. É isto o que o ser humano virou para muitos: Um meio de
ganhar dinheiro, de conseguir bens, etc. Está errado. As pessoas
valem mais que coisas. No céu não vamos viver com coisas, vamos
viver com pessoas.
Lições
práticas para uma vida de contentamento que precisamos aprender
aqui:
1.
DINHEIRO É IMPORTANTE, MAS NÃO É TUDO. Vs.10.
O
dinheiro é neutro em si mesmo. Ele pode ser uma benção ou uma
maldição. Depende de como lidamos com ele. Jesus
disse que o
homem que pensou que seus bens poderiam satisfazer a sua alma era um
louco - Lc. 12.16-21.
Jonh
Rockefeller diz: “O
homem mais pobre que conheço é aquele que não tem nada mais do que
dinheiro”. O
homem rico fez do dinheiro o
seu tudo na vida e por isso quando morreu, foi para a eternidade sem
nada. Hoje arde no fogo do inferno e seus bens nada podem fazer pela
sua alma, nem mesmo lhe matar a sede - Lc. 16.19-23. Dinheiro não
é tudo.
2.
O DINHEIRO É UM BOM SERVO, MAS UM´PÉSSIMO PATRÃO. Vs.10.
A
ordem correta é: Devemos possuir
o dinheiro e não sermos possuídos por ele. Devemos usar
o dinheiro e não sermos usados por ele. O
dinheiro precisa
estar ao nosso serviço e não nós a serviço dele. Se
o dinheiro não
for subjugado ele se tornara um gigante em sua vida, um carrasco
sobre você. Muitas pessoas estão sacrificando no altar do
dinheiro(Mamon), sua fidelidade a Deus, sua lealdade ao próximo,
seus votos à sua família. Estão matando e morrendo pelo dinheiro,
por que se fizeram servas dele.
John
Ryle afirma que
dois terços de todas a lutas, brigas e processos judiciais no mundo
originam-se em uma simples causa: Dinheiro. No
Universo existe: Deus,
pessoas e coisas. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as
coisas. Mas, por amor ao dinheiro, coisas são adoradas, pessoas são
usadas e Deus é esquecido.
3.
O DINHEIRO UM DIA FALTA, MAS A GRAÇA DE DEUS PARA OS QUE NELE ESPERAM NUNCA FALTARA. Vs. 6-8.
Podemos
viver sem dinheiro, mas jamais poderemos viver sem a graça de Deus.
A graça de Deus é melhor que a vida. “Por que a tua benignidade é
melhor que a vida; os meus lábios de louvarão” - Sl 63.3
Jó
perdeu todos os
seus bens e mesmo mergulhado na pobreza extrema, glorificou a Deus,
porque amava mais a Deus do que tudo. Para
o cristão verdadeiro o
Deus das bênçãos é muito mais importante que as bênçãos de
Deus. O
verdadeiro cristão sabe
que seu sustento vem da graça de Deus e não do dinheiro. Quando
aprendemos bem isto, então, há contentamento em nossa vida.A
falta de dinheiro deve levar-nos não ao desespero, mas, a uma
experiência mais profunda com Deus; de dependência de Deus.
É
fácil crer em Deus
nos tempos de bonança, mas a verdadeira fé se manifesta nos tempos
de escassez, como a fé de Habacuque que disse: “Ainda
que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; o produto da
oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas
sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia,
eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” 3. 17-18.
Lembre-se
sempre...“Nada
trouxemos deste mundo e manifesto é que nada podemos levar dele”.
Amém.
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