TEMA - LEMBRAI-VOS DO SENHOR

TEMA - LEMBRAI-VOS DO SENHOR
TEXTO BASE -  Dt. 8.17-18

“Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.  Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus...”

 Deus libertou o seu povo da opressão de Faraó, mas, uma vez em Canaã, nem sempre o povo se lembrava dessa libertação. Deus andou com seu povo e supriu todas as suas necessidades, mas as lembranças desses 40 anos de cuidado de Deus com eles no deserto, não estavam no dia a dia deles. Deus também lhes deu mandamentos a serem cumpridos, mas eles nem sempre estavam na mente e no coração do povo para que se tornassem prática. Deus mostra ao seu povo que todo esse amor e seu plano maravilhoso apontam para a glória dele, e não do povo. Ele é o Soberano Senhor de toda terra, glorificado eternamente, e chama o seu povo a render-lhe glórias, adoração, com um espírito grato, confessando seus pecados e andando humildemente com Ele. Em toda a Escritura, Deus chama o seu povo a prestar-lhe culto sincero, buscar uma vida de santidade, lembrando-se de quem Ele é, do que Ele fez e do que prometeu.
Um exemplo disso é Dt.8, onde Deus chama diversas vezes seu povo a se lembrar da Pessoa d’Ele, das Suas obras, dos Seus mandamentos, e das Suas promessas, a fim de obedecê-lo em fidelidade o tempo todo. Deus diz que o cumprimento dos mandamentos lhes daria vida -  Vs.1, mas a rebeldia, desobediência e idolatria geraria morte -  Vs.19. A Palavra de Deus aos seus filhos não se limita à nação de Israel no Antigo Testamento, mas a todos que O seguem em todos os tempos. A ordem de obediência, acompanhada de promessas, está tão presente como a repreensão da desobediência, com castigo e disciplina. A obediência requerida por Deus não é em forma de barganha, nem avaliada pela quantidade de atividades, de palavras ou exercício das habilidades. O critério avaliativo da obediência exigida por Deus está ligada ao caráter do indivíduo, à sinceridade de seu coração e à autenticidade de seu comportamento. Essa pureza no culto, adoração e serviço ao Senhor é provada tanto nas dificuldades da vida - Vs.2, como também nos momentos de fartura -  Vs.11-18. Na Bíblia Versão Linguagem de Hoje - Vs.15-19 lemos assim: “Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o SENHOR, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos. Ele os levou por aquele enorme e perigoso deserto, cheio de cobras venenosas e de escorpiões, e onde não havia água. Mas no deserto Deus fez sair água da rocha bruta, para vocês beberem, e lhes deu para comer o maná, uma comida que os seus antepassados não conheciam. Ele fez tudo isso para humilhá-los e para fazê-los passar por provas a fim de abençoá-los mais tarde. - Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. Lembrem do SENHOR, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados. Mas, se vocês esquecerem o SENHOR, e adorarem e servirem outros deuses, eu aviso hoje que vocês certamente morrerão.”
Que Deus nos faça lembrar de Sua Pessoa, de Sua Palavra, de Suas Promessas e inclusive de Seus Mandamentos para que tenhamos “vida em abundância”, com prazer e alegria n’Ele, para glória d’Ele, e avanço de Seu Reino na terra. Que essa vida obediente seja exemplo e estimule outros irmãos na fé, ao mesmo tempo que sirva de testemunho para todos quantos convivem conosco e não conhecem o Evangelho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL