SÉRIE - ENTENDENDO A NATUREZA DA IGREJA - O CARÁTER DOS MEMBROS

TEXTO BASE- COLOSSENSES 1.1-4

O cristão precisa ter seu caráter transformado, e esta transformação só poderá acontecer se permanecermos no Senhor. Somente quando andamos com Ele é que podemos aprender a ser como Ele é - Mt. 11.28-30. A religião não pode mudar o caráter do homem, só Jesus pode fazê-lo.

E, quando esta mudança acorre, vejam o que este caráter passa a expressar:

I - EXPRESSA SENTIMENTO FRATERNAL. Vs.3. "Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós"

O sentimento do apóstolo é digno de ser imitado, pois demonstra fervorosa gratidão pela vida dos irmãos colossenses, ao afirmar que ora sem cessar por eles, dando graças a Deus. Qual o motivo do agradecimento de Paulo? Certamente por ver os colossenses exercendo um sentimento de fraternidade para com todos os santos - Vs.4. Devemos ter o mesmo sentimento em relação aos irmãos, os da nossa congregação e os de outras denominações. Mas só quem tem intimidade com a "Cabeça", pode ter intimidade com o "Corpo".


II -  EXPRESSA FERVOR RELEVENTE. Vs.4a. "... porquanto ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus..."

Ouvir falar da fé significa ouvir falar das obras, pois não existe fé sem obras - Tg 2.17. São elas que expressam o fervor cristão. Não é apenas o falar em línguas ou o manifestar de qualquer outro dom espiritual que identifica um crente fervoroso. Aos irmãos de Tessalônica, Paulo pôde afirmar: "lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai" - I Ts 1.3. Como filhos íntimos do Senhor, devemos expressar glorioso fervor.


II - EXPRESSA AMOR IMPARCIAL. Vs.4b
. "... e da caridade que tendes para com todos os santos" 

A caridade é a mais forte expressão de amor cristão - I Co 13. É um amor que não se resume a um sentimento, mas que é demonstrado em ações. Quem convive com o Senhor, dia após dia, o adquire, porque Deus é amor - I Jo 4.8. A caridade para com todos os santos indica um amor imparcial. Quem vive este que é o maior de todos os dons, ama indistintamente, sem fazer acepção de pessoas. O cristão que tem intimidade com o Senhor expressa amor caridoso para com "todos os santos" e não para com um grupo isolado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL