SÉRIE - ENTENDENDO A NATUREZA DA IGREJA - A POSIÇÃO DOS MEMBROS
TEMA - COLOSSENSES 1.1-8
OBJETIVO ESPECIFICO:
- Ensinar que cada membro está posicionado na Igreja, por uma determinação de Deus
- Mostrar o tipo de caráter que os membros devem expressar no viver diário
- Destacar as virtudes dos membros ligados à Igreja.
INTRODUÇÃO
Os sermões dessa série foram extraídas da epístola aos Colossenses, escrita aproximadamente em 61 a.C. Colossos era uma cidade da Frígia, localizada na província romana da Ásia. De lá, Epafras trouxe uma carta a Paulo, apresentando um relatório sobre a situação da igreja. A carta apresenta pontos positivos e negativos, como veremos no estudo das lições. No decorrer do estudo da epístola perceberemos que somente por meio da intimidade com Jesus conseguiremos entender os "mistérios" revelados na plenitude dos tempos. Estando e vivendo Nele seremos capazes de entender a natureza da Igreja. Fora de Cristo não existe possibilidade de compreendermos as verdades espirituais. O objetivo desta primeira lição é mostrar a posição, o caráter e as virtudes daqueles que compõem o Corpo de Cristo.
Se olharmos para a Igreja com os olhos naturais, veremos nela tantos erros, que poderemos desanimar em prosseguir na jornada cristã. No entanto, o andar em comunhão com Cristo muda nossa concepção e nos faz vê-la como sendo a maravilhosa obra prima de Deus. Esta era a visão do apóstolo Paulo, como podemos constatar no texto:
I - DEUS DETERMINA NOSSA POSIÇÃO FUNCIONAL NO CORPO. Vs.1. "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus"
Paulo tinha convicção da sua incumbência no corpo, pois costumava afirmar: "Pela vontade de Deus sou o que sou" - I Co 15.10. A Igreja é o Corpo vivo de Cristo e o Pai a organizou como quis - I Co 12.18. Portanto, Sua vontade santa deve ser atendida a qualquer custo. É importante que todos os membros tenham esta consciência: Pastores, presbíteros, diáconos, cantores, professores, membros em geral, fomos colocados na igreja para que pudéssemos desempenhar uma função estabelecida por Deus.
II - DEUS DETERMINA NOSSA POSIÇÃO LEGAL NO CORPO. Vs.2a. "... aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos..."
Como é maravilhoso entender que os irmãos participantes da comunhão com o Senhor são "santos" e "fieis". Os santos são os que estão ajustados ao Corpo de Cristo. São denominados assim, porque o Senhor os resgatou para serem Dele - Rm 1.6. É isto que define um "santo". É alguém que deixou de ser inútil e passou a servir ao Senhor de todo o coração. Quanto mais o coração do cristão estiver voltado para o Reino de Deus, mais santo ele será.
III - DEUS DETERMINA NOSSA POSIÇÃO FILIAL NO CORPO. Vs.2b. "... graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo"
Que afirmação alentadora! Que segurança ela nos proporciona! Temos direito a graça e a paz de Deus porque Ele é o "nosso Pai" e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo - Vs.3. Aqui está a riqueza da intimidade com Jesus: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" - Ef 1.3. Fora de Cristo o homem só tem direito as coisas efêmeras deste mundo, e quando morrer, sua herança será a angustiosa espera pelo juízo final, bem como a condenação que de lá proceder.
Comentários
Postar um comentário