SÉRIE - ENTENDENDO A NATUREZA DA IGREJA - AS VIRTUDES DOS MEMBROS

TEXTO BASE -  COLOSSENSES 1.1-6

A virtude do servo de Deus é a vida dinâmica do Senhor Nele. O cristão está em Cristo e Cristo nele, na mesma relação em que está o pé de uva para com os seus ramos  - Jo 15.5. Os que não têm esta intimidade com Jesus são apáticos e indolentes. Não conseguem expressar a vida do Senhor.

Eis algumas virtudes dos membros do Corpo vivo de Cristo:

I -  UMA FIRME ESPERANÇA. Vs.5. "... por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já, antes, ouvistes pela palavra da verdade do evangelho"

O cristão é cheio de esperança, porque sabe que quem lhe prometeu não pode falhar. É esta esperança viva que, quando arraigada na mente o no coração do cristão, justifica a renúncia, o desprendimento, a doação total e o zelo na obra de Deus. Aqueles que abandonaram o exercício desta virtude perderam o ânimo, a alegria espiritual e o fervor, apegando-se às coisas deste mundo como única razão de ser.

A virtude da esperança tem as seguintes peculiaridades:

a) Está guardada nos céus

A esperança que Paulo faz menção é de origem divina. Só pode gozar dos seus favores, aquele que tem seus objetivos firmados no porvir, que sabe contar o seu tempo nesta terra e sabe que a nossa "pátria está nos céus" - Fp 3.20. Portanto, "retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu" - Hb 10.23

b) Está apoiada no poder do evangelho

Esta esperança não está apoiada em promessas de homens mortais, mas foi o nosso Senhor quem prometeu. Ela está contida na pregação do evangelho que é o poder de Deus para salvar - Rm 1.16-17. Temos a certeza de que podemos esperar Nele, segundo o poder do evangelho. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" - I Pe 1.3

II - UMA VIDA FRUTIFERA, Vs.6. "... e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade"

O cristão que já experimentou o poder do evangelho e as riquezas da intimidade com Cristo, "já vai frutificando". Não podemos conceber um cristão que, depois de ouvir o evangelho e conhecer a graça de Deus em verdade, continue estéril. "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto..." - Jo 15.5. O fruto é resultante da "graça de Deus em verdade" - Jo 15.8.


CONCLUSÃO

Começamos a entender que o cristão precisa manter comunhão íntima com o Senhor. Esta é a única maneira pela qual podemos crescer em entendimento espiritual. A Igreja é o bem mais precioso do Senhor. Precisamos entender sua natureza a fim de que saibamos como nos relacionar adequadamente no Corpo. Tome uma decisão agora. Seja resoluto e comece a buscar as riquezas da intimidade com Cristo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL