SÉRIE - PROGREDINDO ESPIRITUALMENTE - PROGREDINDO NA MANEIRA DE AGIR

TEXTO BASE - COLOSSENSES 1.9-10


As nossas ações definem bem o que somos. Elas medem o tamanho e a profundidade da nossa comunhão com o Senhor. Todavia, pelo fato de geralmente agirmos movidos pela religiosidade aparente e não pela vida dinâmica de Jesus em nós, acabamos por vivenciar uma intimidade pequena e rasa.

Quanto a isso, vejamos o que o cristão deve fazer:

I - ADAPTAR-SE Á MANEIRA DO SENHOR
 - "para que possais andar dignamente diante do Senhor..."  -  Vs.10a

-Andar dignamente diante do Senhor é o mesmo que manter uma mentalidade cristã sadia; enveredar por caminhos firmes segundo a Palavra do evangelho - Sl 119.105; ter as mãos ocupadas na obra de Deus; e, um semblante alegre e reluzente pela presença do Espírito Santo e do Senhor da glória.

Devemos nos moldar segundo a vontade de Deus e não o contrário. Não se trata de ser crente "camaleão", ou seja, assumir o caráter conveniente aos nossos interesses. Antes, devemos andar dignamente diante do Senhor e isto exige intimidade com Ele.

II -  DELEITA-SE NO QUE AGRADA AO SENHOR
 - "...agradando-lhe em tudo..." - Vs.10b

Na medida em que nos entregamos totalmente ao Senhor, buscando aprofundar nossa comunhão com Ele, percebemos que, em comparação com o Seu grande amor, as coisas deste mundo são insignificantes e efêmeras. Se o nosso prazer for realmente fazer a vontade do Senhor, então nada mais tomará Seu lugar em nossas vidas. Foi por isto que Agostinho afirmou: "Ame e então faça o que quiser". Quem ama o Senhor, só tem um desejo: agradar-lhe em tudo.

O amor nos faz renunciar as coisas que ofendem a santidade de quem amamos: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" - Jo 14.15. E então, pedireis o que quiserdes e vos dará, quando amardes ao Senhor de todo o coração.

III -  EXPRESAR EM ATITUDES A VIDA DO SENHOR EM SI
 - "... frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus" - Vs.10c

Percebe-se a diferença entre o religioso falador e o cristão frutífero. O primeiro se escusa diante da oportunidade de fazer o bem e se acomoda no fraco conhecimento que tem de Deus. São os seus dogmas, conceitos e tabus que norteiam suas atitudes. Ele está satisfeito com seu estilo de vida e não pretende mudar. Já o segundo, dá fruto na estação própria - Sl 1.3, tem sede de conhecer ao Senhor e persiste neste empreendimento (Os 6.3). Este deve ser o nosso exemplo.
O progresso espiritual é comprovado quando refletimos a vida de Cristo em nós

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL