TEMA - DECEPCIONADO COM DEUS

Texto base - Salmos 73
Em seu livroDecepcionado com DeusPhilip Yancey analisa, à luz da Bíblia, a questão do sofrimento e investiga a função da dor na formação do caráter.
A partir de relatos bíblicos de outros que testemunhou, nos quais pessoas cheias de fé e amor enfrentaram situações de profunda dor e angústia, Yancey confronta as três perguntas que colocam a fé em xeque - Deus é injusto? Deus está calado? Deus está escondido?.
A verdade é que lidar com o sofrimento é o mais duro teste para a fé. A princípio, parece uma contradição: por que Deus permite situações de tamanha calamidade pessoal na vida de pessoas que se dispõe a crer e confiar nele? Muitas delas não resistem a esses testes e sucumbem e se Decepcionam com Deus.
Esse foi o caso de Asafe, um ministro de adoração levantado pelo Senhor, conta no Salmo 73 que, embora fosse um crente maduro, houve um período em que seus pés "quase se desviaram e faltou pouco para sua queda".


Vamos analisar este Salmo e descobrir o que pode fazer um cristão se Decepcionar com Deus e o que pode restaurar a sua fé com firmeza em Deus.

PRIMEIRO - A INVEJA E A COBIÇA PODEM ENFRAQUECER UM HOMEM DE DEUS E PODE NOS LEVAR A DECEPÇÃO COM DEUS. Vs.3

Asafe confessa que ele tinha inveja ao ver a aparente prosperidade dos ímpios (pessoas que não servem a Deus). Isso é terrível pois, pode levar o cristão a viver amargamente, questionar a justiça de Deus e deixar de priorizar a vida espiritual para correr atrás das riquezas – Ex: I Tim. 6.9-10.
SEGUNDO - A VISÃO MATERIALISTA ABRE BRECHAS PARA UM ESPÍRITO DE ENGANO E PODE NOS LEVAR A DECEPÇÃO COM DEUS. Vs.4-9 e 12

Ao deixar seu coração olhar apenas para o exterior da vida de algumas pessoas sem Deus, Asafe passou a enxergar distorcidamente, como se dinheiro ou saúde fosse suficiente para trazer felicidade. Só depois de algum tempo ele caiu em si e se deu conta de que na verdade, as riquezas sem Deus são um laço que prende as pessoas e as leva para o inferno – Vs. 18-20.

TERCEIRO - O IMEDIATISMO INDUZ A ABRIR MÃO DE UMA VIDA DE SANTIDADE E PODE NOS LEVAR A DECEPÇÃO COM DEUS. Vs. 13-14

Mergulhado em sua crise, Asafe chegou à conclusão que não valia à pena ser um homem santo e honesto. Isso acontece com muitos cristãos também hoje. Ao ver que pessoas ganham dinheiro mentindo, sonegando impostos, roubando os dízimos do Senhor e, querendo prosperar rapidamente, abrem mão da fidelidade a Deus e passam a agir como os descrentes.
4) SER QUESTIONADOR E QUERER ENTENDER TUDO SÓ TRARÁ CONFUSÃO À NOSSA ALMA E PODE NOS LEVAR A DECEPÇÃO COM DEUS. Vs.15-16

vs. 16 - Asafe ficou perturbado porque ele queria uma explicação para tudo o que acontecia ao seu redor. Essa é uma atitude de arrogância, quando achamos que Deus tem que nos dar satisfação de tudo o que Ele faz e nos esquecemos de que Ele é Soberano – Dt.29:29.

CONCLUSÃO
SÓ SEREMOS LIVRES DESSE TIPO DE CRISE QUANDO ENTRAMOS NA PRESENÇA DO SENHOR E VOLTAMOS A CONFIAR NELE
Asafe só voltou a enxergar as coisas de maneira correta quando entrou no santuário de Deus, ou seja, quando buscou o Senhor – Vs.17-28.
Aí ele viu que o aparente sucesso dos que não servem a Deus é temporário e enganoso e voltou a viver pela fé, colocando no Senhor a sua confiança e pregando a Palavra.
Asafe revê o conceito do sofrimento e mostra que as provas da vida ajudam o cristão a aperfeiçoar sua comunhão com o Senhor e compreender melhor a dimensão da graça.
Muitas vezes, nossas súplicas são tentativas inconscientes de encaixar Deus nos parâmetros da nossa inteligência limitada. Então, incrivelmente, nos decepcionamos com Deus por não nos submetermos à nossa vontade.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL