TEMA - AS BATIDAS DE UM CORAÇÃO INTERCESSOR

 Texto base – Ne 1.1-11

INTRODÇÃO

Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer uma mediação. Pessoa, situação e Deus. Interceder é você se colocar no lugar do outro e pleitear, defender, a causa dele.
O intercessor levanta as mãos para Deus e diz: “Senhor, eu me coloco diante do Senhor para lutar em favor de ........ Eu apresento a minha vida, a minha fé, a minha insistência como um argumento para que o Senhor abençoe a ele”.
Portanto, o intercessor é alguém que, com humildade, mas com ousadia, “compra briga com Deus”, por assim dizer, em favor de seu semelhante.

A intercessão pode ser praticada:

Pela IgrejaAt 13.3
A igreja de Jesus precisa interceder.“Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.”
Intercessão de bênção, de envio (Livramento, proteção, força, etc…)

Pelos CrentesAt 10.9
Pedro subiu ao terraço para orar.”
Paulo era um intercessor pessoal da igreja de Cristo: “Não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.”- Cl 1.9

É importante separar um tempo, um lugar para orar, interceder, clamar ao Senhor. Colocando o joelho em terra, e a face no chão! Intercedemos por uma pessoa, por uma causa, por uma família, por um povo, por uma nação, pela criação, pelo mundo!

Assim está Escrito, Paulo ensinando ao seu jovem discípulo Timóteo: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.” I Tm 2.1

Então ele nos recomenda a obra de intercessão. Como deve ser o coração de um intercessor… “Palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleua, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã.” – Ne1.1

Assim foi o coração de Neemias e assim deve ser o nosso também.

Como bate o coração de um intercessor?

I – BATE MOSTRANDO INTERESSE PELO ESTADO DAS PESSOAS.
Vs. 2-3

Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, “...e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.”
Resposta: Vs.3 – “E eles me responderam - Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.

O crente que se importa intercede!
Procure saber como está o teu irmão da fé, em que situação ele se encontra. Ore, pergunte, visite!

II – BATE SENSIBILIZADO COM OS PROBLEMAS ALHEIOS.Vs.4

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.”

Logo após saber da situação Neemias, se sensibilizou, chorou, lamentou, orou... Ele se envolveu inclusive emocionalmente com os problemas das pessoas.
Qual é a sua reação quando você recebe uma notícia ruim? A tragédia do teu irmão abala o teu coração?

III – BATE LEVANTANDO UM FERVOROSO CLAMOR DE INTERCESSÃO A DEUS. Vs.5-6

Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos...que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel.”

Deus está esperando por intercessores que estejam inconformados com a injustiça, com a miséria, com a penúria das pessoas, com as crises e se coloque na brecha diante de Deus.

IV – BATE RECONHECENDO OS SEUS PECADOS DIANTE DE DEUS. Vs.6-7

“Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.”
O intercessor é humilde, é sincero, sabe que Deus tudo vê e tudo conhece e assim abre o coração sem reservas, confessa e admite os seus pecados.


V – BATE REAFIRMANDO A SUA DEPENDÊNCIA DO PODER DE DEUS. Vs. 10

“Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.”

O intercessor é fiel, não admite outro Deus, e nem outro meio de salvação, só o Senhor é Deus, e só seu braço nos salva e nos livra!

IV – BATE CONFIANDO NA MISERICÓRDIA DO SENHOR. Vs.11

“Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome.

O intercessor é positivo, acredita mesmo que Deus renova sua misericórdia para ouvir as nossas orações, não obstante aos nossos pecados do passado.

VII - BATE DE FORMA OTIMISTA E CRENDO QUE HOJE SERÁ DIFERENTE. Vs. 11b.

“Faze com que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.”

Quem não crê que a bênção pode acontecer não adianta orar.
Fé é elemento indispensável na oração,sem ela não podemos agradar a Deus. Seja positivo independente da situação, o mundo é negativo e a cada dia as pessoas estão se tornando mais negativas.

O fatalismo, o pessimismo, é agende de destruição da oração intercessória!

PARA TODO CRENTE, SE ESTÁ RUIM É PORQUE NÃO CHEGOU O FIM!
“Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" I Co 2.9

CONCLUSÃO
Deus chama por intercessores!
O clamor do Rei Ezequias, é o clamor de Deus hoje:

"Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” - Ez 22.30
Você aceita este desafio? Você deseja receber este coração de intercessor?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL