TEMA - OS PROPÓSITOS DE DEUS NA REALIZAÇÃO DO MILAGRE

TEXTO BASE - ATOS 28. 1-10

INTRODUÇÃO

A seqüência de milagres ocorridos na ilha de Malta é uma prova de que o Senhor cuida dos seus e provê os meios necessários para que a sua obra se expanda. Deus mesmo preparou uma situação propícia para que os fatos acontecessem e os moradores da ilha tivessem a oportunidade de ouvirem o evangelho. Deus tem propósitos quando realiza milagres.




Com certeza se não vissem milagres os moradores da ilha não teriam recebido os náufragos. Até porque sabiam que a maioria daqueles homens, incluindo Paulo, eram prisioneiros. Precisou da intervenção divina, para mudar a situação.

Vejamos porque Deus operou os milagres:


1. Abrir portas para o evangelho

Públio, "principal da ilha" era governador de Malta. Creio que o Senhor permitiu a doença de seu pai, pois com a cura as portas do evangelho foram abertas e passaram a ter livre acesso entre os moradores da ilha. Caso bem parecido é o de José, que ganhando a confiança de faraó, conseguiu lugar privilegiado para os seus familiares na terra do Egito além do sustento durante os anos de fome.
"Aconteceu estar de cama enfermo de febres e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o curou". 
O Senhor abre portas para seu servo que está à seu serviço, mesmo que para isto seja necessário deixar o ímpio com "dor de barriga".

O povo estava muito necessitado do evangelho pois estava preso pelo paganismo. Eles atribuíram a picada da serpente como sendo "a justiça". A justiça aqui é personificada. Na mitologia grega justiça aparece como uma deusa; atribuíram a Paulo o poder do milagre pois "diziam ser ele um deus". Para os pagãos é muito comum atribuir divindade à criatura - Rm 1.25


2. Atrair a si os pecadores 

"Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades e sararam, os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias" - Vs. 9-10

Fica evidente que houve um avivamento na ilha. Deus operou muitos milagres curando todo tipo de enfermidade. O povo ficou tão grato que os retribuiu com muitos "presentes" além de suprir o necessário para que a viagem prosseguisse.


CONCLUSÃO

Que milagre extraordinário. Podemos ver claramente a mão poderosa do Senhor controlando tudo. Deus é soberano.
Para os náufragos tudo estava dando errado e chegaram a pensar que iam morrer. No entanto, para o servo de Deus, tudo estava no controle daquele que é Senhor sobre toda situação.

Comentários

  1. A maneira especial de Deus usar o reverendo Pr. Adilberto alvess, enche a minha alma de profunda alegria.
    Seus sermoes propositam tao somente a edificaçao do homem e a glorificaçao do nome do Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL