TEMA - REAÇÕES EM MOMENTO DE CRISE

Texto base -  Sl.4.1-8

Introdução


Todos enfrentamos, em algum momento, situações que nos prejudicam ou envergonham. Fazem parte da vida. O problema, na verdade, é a maneira como muitas vezes reagimos diante dessas dificuldades. Podemos nos desesperar, desanimar, agredir, odiar – quem sabe tomar atitudes ainda mais drásticas – ou simplesmente confiar em Deus e em Seu cuidado para conosco. A decisão é nossa.
salmo 4 é um salmo de confiança. Perseguido e ameaçado por seus inimigos, pessoas que trocam glória por infâmia, e que amam e buscam a vaidade e a mentira, o salmista recorre a Deus, pois Ele responde orações e alivia no momento de angústia. Por esta razão, o salmo é um desafio de confiança (sabei que o Senhor separou para si o piedoso). Mais que isso: uma palavra de incentivo e de orientação para nossas reações em momentos de crise.
A primeira orientação do salmo pode ser dita da seguinte maneira: INDIGNE-SE! Mas faça da indignação uma motivação para buscar o socorro do Senhor. O salmista não se esforça para esconder seu descontentamento e indignação diante da situação. Pelo contrário. Ele mesmo admite: irai-vos! Todavia, continua: mas não pequeis! Em outras palavras, a indignação só se torna positiva se reconhecemos que o Senhor é o único capaz de transformar nossa realidade (o Senhor me ouve quando clamo a ele). Não devemos nos submeter comodamente às nossas lutas e dificuldades. Devemos enfrentá-las, confiando no Senhor.
Em segundo lugar, o salmista adverte: ALEGRE-SE! Mas com aquela alegria que vem de Deus e não das circunstâncias. Note que a alegria da confiança, mesmo em situação de perseguição, é superior à alegria da abundância de trigo e vinho. Isso significa que a alegria das circunstâncias é provisória e efêmera, na medida em que a alegria que nasce de um relacionamento de confiança em Deus é permanente e eterna (puseste no meu coração mais alegria do que a deles). Podemos nos alegrar em Deus mesmo em meio à crise.
Finalmente, o salmista nos exorta ao descanso: DESCANSE! Mas por causa daquela paz que só o Senhor pode dar. E cada vez mais descobrimos que precisamos dessa paz. Sim, exatamente dessa, que nos faz colocar a cabeça no travesseiro e dormir (em paz me deitarei e dormirei), na certeza de que o Senhor está cuidando de nós. Paz… Só Ele pode nos dar (só tu me fazes repousar seguro).
Enfim, não há como negar o fato de que, na vida, passaremos por provações, perseguições, privações, lutas, etc. Jesus Cristo nos disse que no mundo teríamos aflições. Mas foi Ele quem também disse que nossa alegria seria completa e que nos deixaria Sua paz. Nele encontramos a indignação que confia, a alegria que supera desafios e o descanso absoluto no cuidado de Deus. Que confiemos em Deus e na presença de Seu Espírito ante cada dificuldade. Que fé e confiança sejam nossa reação diante das crises para a glória de Cristo Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL