SÉRIE - COMPREENDENDO O MISTÉRIO REVELADO
TEXTO BASE- COLOSSENSES 1.24-29
OBJETIVOS ESPECIFICO:
- Mostrar os meios de se compreender os "segredos" de Deus;
- Ensinar que sem a atuação do Espírito Santo não podemos compreender o espiritual
- Destacar que o "mistério" revelado deve ser experimentado e não apenas compreendido.
INTRODUÇÃO
Há uma peculiaridade no cristianismo que o diferencia e o distancia das religiões e filosofias que enchem o mundo. É que os ensinos transmitidos aos cristãos emanam do próprio Deus. Ele revela "aos santos", e somente a estes, os mistérios ocultos aos pagãos. Todavia, muitos não recebem as revelações mais profundas do Senhor, por não cumprirem o pré-requisito necessário, a saber, a santificação. Além do mais, é-nos exigida uma íntima comunhão com o Senhor para que nos sejam desvendados os seus desígnios.
Veremos nessa série de sermão o que nos é exigido para que possamos compreender o mistério revelado.
TEMA - COMPREENDENDO O MISTÉRIO REVELADOCOM UMA ATITUDE DE SACRIFÍCIO -
Uma atitude de sacrifício é uma predisposição interior, que nos leva, se necessário, a sofrer por amor a Cristo. O cristão que é inundado pelo amor de Deus e se torna um apaixonado por Cristo está disposto a fazer qualquer sacrifício para agradá-lo.
A este cristão é dado conhecer o mistério revelado.
1. Devemos sentir alegria em sofrer aflições por Cristo - "Regozijome, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja". Vs.24
"As aflições de Cristo" são o custo para quem quiser viver piamente neste mundo - II Tm 3.12; Tt 2.12. Não se trata de masoquismo, mas sim, do sofrimento imposto pelo próprio Deus para disciplina do cristão e glorificação do Seu nome.
Portanto, mesmo na escassez, nas doenças ou perseguições por causa de Cristo, o crente fiel, que goza de comunhão com o Senhor, pode regozijar - Mt 5.11,12; Fp 4.4
2. Devemos sentir prazer em cumprir cabalmente a Palavra de Deus - "da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus" Vs.25
A dispensação é a gerência e a mordomia das graças divinas, da qual todos nós somos participantes - I Co 9.17. Para o cristão que tem intimidade com o Senhor, a proclamação da Palavra passa a ser uma satisfação. Ele é um despenseiro das bênçãos das boas novas dadas por Deus, a um mundo que não as conhece.
Assim, somos todos "ministros despenseiros", convocados pelo grande Deus, para distribuir o pão celestial aos que tem fome - Jo 6.35
TEMA - COMPREENDENDO O MISTÉRIO REVELADO - COM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
Deus dotou o homem de um espírito capaz de fazê-lo compreender as coisas espirituais, que só podem ser discernidas espiritualmente (1Co 2.14). O Espírito Santo, que habita no nosso interior, em conexão com o nosso espírito, revela todos os seus desígnios.
1. Foi manifesto aos santos no espírito - "o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos" Vs.26
O "mistério" revelado aos santos contrasta com as "religiões de mistério" gregas, que praticavam ritos secretos. Ainda temos exemplos hoje no gnosticismo, na maçonaria, nas aparições angelicais, nos arrebatamentos, etc. Cristianismo é simplicidade.
Todos os ensinos sofisticados, que a maioria dos crentes, principalmente os mais humildes, não podem compreender, são, na verdade, invenção de homens. São elaborados para "encantar" as pessoas, tornando-as submissas e cativas - Cl 2.8. O que foi manifesto aos santos por Deus, qualquer crente nascido de novo, pode conceber - 1Co 2.10-15).
2. Foi manifesto ricamente pelo próprio Deus - "aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" Vs.27
Afinal, o que é este mistério revelado? É a gloriosa mensagem que já recebemos de Deus e que anunciamos aos homens. É Cristo habitando nos gentios por meio do Espírito Santo, garantindo a glória do céu (Ef 3.6). É a verdade espiritual oculta aos incrédulos, mas revelada aos crentes. "Cristo em vós", ou seja, Cristo em nós e entre nós. Não há segredo nisto, senão para os que nunca experimentaram a vida do Senhor, e também, para os que não têm intimidade com Ele.
TEMA - COMPREENDENDO O MISTÉRIO REVELADO PELA EXPRIENCIA INDIVIDUAL
dos os mistérios que compõem o cristianismo só são compreendidos perfeitamente, quando processados no espírito do homem, pela atuação do Espírito Santo. Contudo, esta revelação espiritual precisa se tornar prática para nós. Ela deve fazer parte da nossa experiência de vida diária, para que encontremos seu verdadeiro sentido.
1. Por meio da qual buscamos atingir a perfeição em Cristo - " a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo". Vs.28)
O dever de cada cristão é anunciar a Cristo, proclamar a Sua vontade e combater os erros doutrinários, contribuindo para que todos os filhos de Deus tenham plenas condições de se apresentarem perante Ele. Os gnósticos ensinavam que somente os "iluminados" poderiam alcançar a perfeição, que se dava por meio de uma sabedoria e poder especiais, da qual afirmavam estar cheios.
O evangelho contraria esta ideia, uma vez que sua mensagem é extensiva a toda a humanidade. A perfeição só pode ser encontrada em Cristo (Ef 4.13).
2. Por meio da qual podemos experimentar o poder divino operando em nós - "e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente". Vs.29
Não podemos ignorar a realidade de que o Senhor habita em nós e age em nós "poderosamente" a fim de nos aperfeiçoar. Se estamos estáticos é por que não temos comunhão com o Senhor e nem nos deixamos ser trabalhados por Ele. Imagine se Davi tivesse ignorado a afronta de Golias e voltado para as suas ovelhas no deserto! O poder de Deus não vai ter eficácia na vida daquele que não se dispuser a ser usado por Ele.
CONCLUSÃO
Vimos que o "mistério" já não é mais mistério, uma vez que o Senhor já o revelou aos que lhe obedecem e comungam com Ele diariamente. Você também pode ter intimidade com o Senhor e conhecer os seus segredos, pois estes segredos foram revelados a todos os "Santos". Você é um santo? Goza de íntima comunhão com o Senhor?
Procura vivenciar as experiências maravilhosas que Ele te dá? Irmãos, este é o mistério revelado aos filhos de Deus: "... Cristo em vós, esperança da glória" (v. 27). Experimente esta esperança e goze desta glória em Cristo.
Comentários
Postar um comentário