SÉRIE - MILAGRE: CONDIÇÃO HUMANA, CONDIÇÃO DIVINA E CONSEQÜÊNCIAS


TEXTO BASE - MARCOS 1.40-45
 INTRODUÇÃO
Certa feita Albert Einstein disse: "Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre". Para o cristão tudo é milagre de Deus, inclusive a própria vida. 

Entretanto, para a efetivação do milagre, o homem precisa fazer a sua parte como veremos nessa série, como a proximidade de Cristo, a humildade e a fé. A partir daí, Deus entra em ação com amor, efetuando os milagres que necessitamos.
SERMÃO 1
SÉRIE - MILAGRE: CONDIÇÃO HUMANA PARA O MILAGRE
Os evangelhos registram muitos milagres, que vão desde a cura física até a espiritual, cumprindo o que está registrado em Is 53.4 - "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...".

Cabe a você e eu diligentemente procurarmos o cumprimento dessas promessas em nossa vida diária. Como:
 
1 - Proximidade de Cristo
- A nossa vida deve ser de intimidade com Cristo e isto pode ser comprovado pelo texto de Mt 6.33. Essa busca pela presença e comunhão com aquele que tudo pode a nosso favor, deve ser ininterrupta. Falar, ouvir, tocar, são ações que dependem de certa proximidade para que possam acontecer. Qual a sua distância de Cristo hoje? Você pode vê-lo, ouvir e sentir seu toque? Nosso personagem, no texto em estudo, aproximou-se de Jesus para expressar seu desejo, sua necessidade. A mulher que tinha um fluxo de sangue, enfrentou muitos obstáculos até chegar próximo de Jesus a ponto de tocar suas vestes. Você pode fazer isso agora?
2 - Humildade
- Esta é a segunda condição para alcançar o milagre. Em Mq 6.8, somos orientados a praticar a justiça, amar a misericórdia, e andar humildemente com Deus, sendo esta uma característica que deve acompanhar os santos. Tg 4.10, diz: "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará". Vejo esta palavra se cumprir no personagem desta lição, que tendo se colocado de joelhos, ou seja, humilde, suplicante, submisso, encontrou a graça esperada. Deus quer que nos cheguemos a Ele, que o invoquemos e o resultado será sua presença, sua graça, bênçãos e amor derramados sobre nós.
3 - Fé
- "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem" (Hb 11.1). Sendo o milagre a operação daquilo que está fora da capacidade humana de realizar, entra aí a necessidade do exercício da fé. Mt 13.58: "E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles". A falta de fé é portanto, empecilho para realização do milagre.
A declaração do leproso, ao mesmo tempo em que reconhece a soberania de Cristo, é a manifestação de sua fé, é a certeza do poder de Cristo sobre aquela enfermidade. Como tem sido o exercício da fé em tua vida? Você tem desafiado o Senhor com declaração tão enfática como essa "Se quiseres, bem podes limpar-me"?
SERMÃO 2
SÉRIE - MILAGRE: CONDIÇÃO DIVINA PARA O MILAGRE
Talvez pareça estranho dizer que Deus impõe alguma condição para efetuar um milagre, mas a Bíblia nos fala que os milagres são operados pela intervenção do Espírito Santo, que habitando em nós, leva nossos pedidos ao trono de Deus para que sejam atendidos, daí a palavra de Jesus em Jo 15.7: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito". Esta é mais uma condição para que sejamos dignos de sua compaixão.
1 - Compaixão
- Que sentimento é esse, que a Bíblia menciona várias vezes, como algo freqüente na vida de Jesus. Mc 1.41 "E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo!" Mc 6.34 "Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas". Como e onde nasce este sentimento? O termo é uma característica manifestada a seu povo no decorrer da história Sl 78.38
2 - Ação
- Jesus demonstrava atitude em relação a seus sentimentos. Ele se mobilizava em função daqueles que lhe manifestavam as necessidades. "E, tendo ele dito isso, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo" (Mc 1.42). Seja objeto da ação divina, deixe o Senhor te tocar. Mt 20.29-34 registra o episódio de dois cegos que clamaram insistentemente, dizendo: "Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de nós". "Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram". É assim que o Senhor age, quando tuas petições
chegam ao trono da graça e você demora para receber a resposta, não se desespere apenas compreenda que Deus está agindo em teu favor. Pratique o Sl 40.1: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". O Senhor quer tocá-lo para que seu pecado seja perdoado, para que você seja curado.
3 - Decisão
- "Quero, sê limpo". Nesta lição temos duas pessoas que sabem o que querem. O leproso sabia exatamente o que queria e manifestou seu desejo, ser limpo. Jesus, queria curar a lepra e o fez. Você tem que dizer para Deus o que quer. A vida cristã exige decisão, não sendo possível vive-la sem saber o que realmente queremos, não dá para ficar na incerteza e esperar que Deus venha atender a uma pessoa que não consegue definir sua própria necessidade. O que você quer agora? Servir ao Senhor, ser fiel a Ele? Decida-se! A Bíblia nos fala sobre isso em Mt 6.24. A resposta de Jesus ao pedido daquele homem, foi cheia de autoridade e poder para limpar a lepra. Jesus ainda tem a mesma compaixão, autoridade e poder e está oferecendo a você a oportunidade de ser limpo de tudo o que o tem impedido de viver uma vida vitoriosa, em que os milagres acontecem.



SERMÃO 3
SÉRIE - MILAGRE: CONSEQÜÊNCIAS DO MILAGRE
Você é o objeto do milagre. Sua existência, cada novo dia que nasce para você, é um milagre que Deus opera e talvez você ainda não tenha percebido. Se esse é o seu caso, hoje é dia de reconhecer e ser grato. Em vários textos bíblicos podemos ler que a manifestação imediata a realização de um milagre é de gratidão por parte do agraciado.
1 - Alegria
- É uma característica do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22). É a reação daquele que recebe as bênçãos de Deus (Lc 13.13). A presença de Deus e a ação do Espírito Santo em nós, são responsáveis pela nossa alegria. A exemplo do paralítico curado, glorifique a Deus e faça como o leproso e os demais que receberam a cura e manifestavam seus sentimentos de prazer, por meio de seus testemunhos.
2 - Testemunho
- Esta é uma expressão encontrada em praticamente todos os livros da Bíblia. O testemunho é um exercício estabelecido por Deus. O povo de Deus é uma testemunha entre todos os povos, anunciando e confessando o Deus poderoso e seus feitos (Is 43.10-12). No novo testamento as pessoas que conviveram com Jesus, e partilharam de seu ministério, morte e ressurreição, são suas testemunhas.
A lepra era uma doença grave, e seu portador era considerado cerimonialmente imundo. A lepra era símbolo do pecado, e por causa da doença, aquele homem era banido da sociedade, não podendo participar do culto, e nem desfrutar da companhia da família. Sua cura, fez dele uma testemunha de grande expressão. Daí porque não pôde conter sua alegria e saiu imediatamente testemunhando a benção recebida. Proclame o que o Senhor tem feito em tua vida. Declare ao mundo como você foi transformado de vil pecador em uma nova criatura.
3 - Serviço
- O que entendemos por serviço? Esta expressão é apresentada na Bíblia na maioria dos livros, e em grande parte deles atribuindo sempre a idéia de algo feito para Deus. Posso apresentar a Deus o meu serviço de várias formas, podendo ser em mão-de-obra, a exemplo do que fez Marta, ao receber Jesus em sua casa, demonstrando grande preocupação em prestar-lhe o melhor atendimento.
As palavras de Jesus nos falam profundamente, quando dizem em Mc 10.45: "Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos".
O poeta foi muito feliz na forma como escreveu sobre o prazer de trabalhar no serviço do Senhor: "No serviço do meu rei eu sou feliz, venturoso e abençoado, quando tenho no serviço gastarei, no serviço do meu rei. No serviço do meu rei, minha vida empregarei, gozo, paz, felicidade, tem quem serve a meu bom rei..."
CONCLUSÃO
Receber os milagres, ser o próprio objeto do milagre, todos queremos; a pergunta que nos vem agora é: estamos dispostos a pagar o preço? Espero que você busque todos os dias de sua vida a realização de milagres, mas que queira comprometer-se com Deus, recebendo tudo de bom que Ele tem para os que o amam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL