TEMA - SUCEDIDO ALÉM DOS FRACASSOS


José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou o responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José e Deus lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava – Gênesis 39:20-23

Mais uma vez retomo o tema de “José na prisão do Egito”. Nessa terceira e final reflexão chamo a atenção para o fato de que José não foi um homem bem-sucedido apenas por sua condição de vice-governador de todo o Egito. Seu sucesso pode também ser percebido, por incrível que pareça, na prisão.

José é o Forrest Gump da História Vétero-Testamentária! Como o personagem do filme homônimo de Steven Spielberg, José foi bem sucedido em tudo o que fez. Andou pelas mais diferentes esferas de poder (a casa de um oficial, uma prisão real, o palácio do Faraó) e sempre esteve na condição de “comandante em chefe”. 

Há muitas pessoas que tributam seu fracasso a fatores (isolados ou combinadamente) como falta de suporte familiar, injustiças sofridas, privações, instabilidades e limitações pessoais. A vida de José nos mostra que nada disso (ou mesmo, tudo isso junto) não determinam nosso fracasso pessoal. Se Deus está conosco, como estava com José, absolutamente nada pode impedir nosso sucesso.

I - A FALTA DE APOIO FAMILIAR NÃO PODE IMPEDIR SEU SUCESSO

José estava no exílio. Para o pai, estava morto. Para os irmãos, era alguém de quem queriam se livrar. Mas isso não impediu o sucesso de José. A falta de apoio familiar pode ser um fator de desmotivação muito grande, mas não determina nosso fracasso, nem impede nosso sucesso.

II - AS FALSAS ACUSAÇÕES NÃO PODEM IMPEDIR SEU SUCESSO

José foi falsamente acusado de assédio sexual e tentativa de estupro.  As falsas imagens que os outros podem imprimir em nós são capazes de nos perturbar grandemente, mas não impedem nosso sucesso se Deus está conosco.

III - AS PRISÕES NÃO PODEM IMPEDIR SEU SUCESSO 

Muitos de nós estamos “presos” (literalmente ou figurativamente falando). Há prisões psicológicas, relacionais, comportamentais, espirituais, mas Deus está com os seus e os faz superar quaisquer prisões e limitações.

IV - A INCONSTÂNCIA NÃO PODE IMPEDIR SEU SUCESSO

José vivenciou momentos de alternância entre coisas boas e ruins que lhe sucederam (tanto na família, como no exílio, na casa de Potifar e na prisão), mas a inconstância e a alternância não impediram o sucesso de José.

V - A LIMITAÇÃO NÃO PODE IMPEDIR SEU SUCESSO

Para muita gente a única coisa que poderia ser classificada como “sucesso” numa prisão seria uma fuga espetacular. De fato, há muito pouco que se possa fazer numa cela de prisão, há falta de recursos, mas se Deus é conosco o sucesso é certo mesmo num ambiente de limitações e privações como um presídio.  

O renomado autor de livros de autoajuda, Roberto Shinyashiki, tem um livro com o título “O Sucesso é ser feliz”. Na vida de José, vemos que a “felicidade” não foi uma companheira muito presente em sua vida. Pelo contrário, a Bíblia registra que a aflição foi tão presente na vida de José que ele deu o nome a um de seus filhos (Efraim) por causa dela (Gn 41:52). Já, quanto ao sucesso, este não se apartou dele nem por um instante.~l[
l

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMA - CRENTES MARCADOS POR DEUS

TEMA – PEQUENAS COISAS, GRANDES ESTRAGOS.

TEMA – QUANDO O IMPOSSÍVEL SE TORNA POSSÍVEL